Como educar seu filho para usar as mídias digitais em segurança

Instituto Palavra Aberta e Google lançam o programa EduMídia, que dá suporte para o consumo de informações de forma saudável e responsável.

O Instituto Palavra Aberta lança nesta quinta-feira (6), o EducaMídia – Programa de Educação Midiática, que tem por objetivo difundir o tema no Brasil e fornecer suporte e ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam as habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável. O projeto receberá um investimento de R$ 4 milhões do Google.org, braço de filantropia do Google, ao longo dos próximos dois anos.

“Os desafios são muitos, mas enxergamos que as soluções também devem ser, afinal a educação midiática deve ser uma conquista almejada por toda a sociedade”, afirma Juliana Nolasco, gerente de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil. “Juntos, vamos fazer da educação midiática uma nova forma de preparar cidadãos para lidar com o presente e construir o futuro”.

Para a presidente-executiva do Palavra Aberta, Patricia Blanco, a mudança na forma como consumimos, produzimos e compartilhamos informações exige novas habilidades. “Queremos desenvolver o potencial de comunicação dos jovens nos mais diversos meios, fomentando habilidades de interpretação crítica, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade”, ressalta.

“A união de esforços é fundamental — e o apoio do Google.org foi decisivo para que pudéssemos lançar um programa de âmbito nacional e com a missão de engajar e capacitar professores no processo de educação midiática e incentivar a sua prática em sala de aula”.

O EducaMídia nasce como resposta na área de educação ao desafiador contexto social em que vivemos, marcado pela poluição informacional, pela fusão dos papéis de consumidor e produtor de conteúdo e pelo aumento da intolerância.

O público-alvo prioritário do programa são professores e educadores do Ensino Fundamental, para que propaguem a educação midiática como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais. O programa desenvolveu um currículo de educação midiática alinhado com os princípios da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Já no lançamento, o EducaMídia traz o currículo e os objetivos da educação midiática para professores e alunos, além de um curso introdutório de 30 horas à distância. Todos os recursos são gratuitos. Até o fim do ano, o programa dará início a uma rodada de eventos para formação de professores nas 5 regiões do país.

Importantes nomes ligados à educação fazem parte do conselho consultivo do EducaMídia, para orientar as estratégias do programa e zelar pela qualidade das iniciativas adotadas. Todas as ações desenvolvidas pelo programa ou por seus parceiros estratégicos serão consolidadas em uma única plataforma, no endereço http://www.educamidia.org.br.

Conselho consultivo
Alexandre Le Voci Sayad –  Educador, jornalista, diretor da ZeitGeist e membro diretivo da aliança GAPMIL (UNESCO/Paris)
Antonio Gois – Jornalista, colunista de educação do jornal O Globo e presidente da Jeduca
Claudia Costin –  Professora universitária e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ
Cristina Helena Pinto de Mello – Pró-reitora nacional de pesquisa e pós-graduação da ESPM
Ismar de Oliveira Soares – Professor, pesquisador e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)
João Alegria – Diretor de TV, escritor e gerente-geral do Canal Futura
Mozart Neves Ramos – Químico, educador e diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna
Vera Iaconelli – Psicanalista e colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Fonte: r7.com

Foto: Reprodução/Internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s