Santa Casa de Guaxupé confirma contaminação no setor de hemodiálise

Segundo a direção, contaminação tem causado reações em pacientes.

A Santa Casa de Guaxupé (MG) confirmou uma contaminação no setor de hemodiálise. Segundo o Centro Regional de Hemodiálise da Santa Casa, após as sessões, os pacientes têm sofrido com reações, como febre, dor de cabeça, vômito, cansaço, além de tremores.

O hospital informou que enfrenta o problema desde outubro de 2018. Desde então, já foi feita a troca de equipamentos e a desinfecção diária de todos os aparelhos. Mesmo assim, ainda não foi possível identificar se o problema é causado por uma bactéria e de onde ela vem.

Os últimos laudos feitos na água usada no tratamento do pacientes do setor não registraram nenhum tipo de contaminação. No entanto, o Centro Regional de Hemodiálise da Santa Casa confirmou os casos de reações em pacientes.

“Mesmo nossa água estando própria para o uso, não tendo contaminação nenhuma, e diante desses quadros de pirogenia, trocamos todo sistema de tratamento de nossa água, visando a qualidade”, explicou José Geraldo Abdala Gonçalves, responsável técnico pela hemodiálise.

A direção investiga outras causas para o problema. “Começamos a investigar a esterilização das nossas máquinas, dos filtros dos pacientes, o acesso do paciente. Então, são investigados vários fatores que podem causar essas reações”, explica.

Os laudos mensais da água são enviados para Vigilância Sanitária. “Tendo algum caso de pirogenia, nós notificamos, encaminhamos para a vigilância e coletamos mais uma amostra da água. Tudo é documentado”.

Apesar da contaminação, o hospital não registrou nenhuma reação grave de paciente. “Eles foram medicados. Cessadas as reações, foram liberados para casa sem problema algum”.

O centro de hemodiálise existe há 13 anos e atende 120 pacientes de Guaxupé e mais oito cidades da região. O tratamento continua normalmente.

Fonte: G1 Sul de Minas

Foto: Reprodução/Internet – G1 Sul de Minas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s