Com expectativa de vender 5 milhões de peças, FestMalhas Jacutinga começa dia 7 de junho

Jacutinga recebe entre os dias 7 e 23 de junho a 42ª edição da FestMalhas. Com cerca de 100 expositores, a expectativa da organização do evento é de receber 170 mil visitantes durante os 17 dias de evento e atingir a meta de 5 milhões de peças vendidas. Durante a feira, o público poderá acompanhar desfiles de moda, shows e apresentações culturais. O objetivo é valorizar os produtos do segmento de malharia retilínea.

De acordo com dados do IBGE 2018, Jacutinga conta com uma população de mais de 25 mil habitantes, sendo que cerca de 16 mil pessoas trabalham no ramo das malharias, de forma direta ou indiretamente. Jacutinga, considerada a Capital Nacional das Malhas, é responsável por parte da produção nacional. São cerca de 1200 malharias no município e 700 lojas de fábrica distribuindo malhas para todo o Brasil.

Segundo Eliseu Fávaro Junior, presidente da ACIJA (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga), a novidade deste ano é o espaço Vila Mineira, local destinado ao consumidor que deseja encontrar produtos mineiros como queijos, cafés e cachaças, além de roupas e acessórios artesanais de decoração e produtos voltados para animais de estimação. Segundo Júnior, a produção de malhas em Jacutinga é uma atividade constante de janeiro a dezembro.

“Os produtos atendem o consumidor interessado em adquirir peças de roupas durante as quatro estações, mas é no outono/inverno que as vendas aumentam, gerando empregos e aquecendo a economia da região, uma vez que 85% das empresas do município estão ligadas ao setor de malharia”, disse o presidente da ACIJA.

A estrutura do evento também irá contar com uma praça de alimentação. O espaço vai oferecer restaurantes de comidas típicas da região e uma área de lazer reservada para crianças. No final do dia, os visitantes podem participar de um happy hour com música ao vivo.

Asas de Jacutinga

Outra novidade da FestMalhas 2019 é uma exposição fotográfica com uma síntese do livro “Asas de Jacutinga”, que retrata a história da produção das malharias na cidade. De acordo com o autor do projeto, Hilton Viotti, “por meio de painéis, será possível descobrir um pouco mais sobre a cidade e sua história”.

Segundo Hilton, a obra foi lançada em novembro de 2018 e devido à boa aceitação no município, deu origem à exposição, que será uma das atrações culturais da feira. Além da exposição dos painéis, durante a feira será apresentada uma encenação teatral inspirada no livro.

“A atração quer apresentar de forma criativa a história, a economia e os valores de Jacutinga, além de dar espaço para os jovens talentos locais”, ressalta Regina Andrade, criadora e diretora da peça.

Ao todo serão 10 apresentações da peça durante o mês de junho, sendo duas aos sábados e uma no domingo. Quem se interessar em assistir ao espetáculo deve comparecer à Fest Malhas às 10h e 15h, horários agendados para apresentação da peça de teatro.

FestMalhas 2019

A abertura da Fest Malhas 2019 acontece no dia 8 de junho, às 10h. Os horários de visitação serão de 8h às 18h, de segunda a quinta-feira e 8h às 20h, às sextas, sábados, domingos e feriados.

Além de roupas, o comércio de Jacutinga também oferece peças artesanais em tricô e crochê e diferentes produtos gastronômicos. A cidade é referência na produção de cachaças, queijos, linguiças, doces e artesanatos.

A estrutura principal da feira será montada na Rua Augusto Felipe Wolf, porém todo o comércio da cidade estará envolvido. Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do evento.

Fonte: G1 Sul de Minas

Foto: Reprodução/Internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s