ONG arrecada escovas de dentes no Sul de MG para ação solidária na África

Há muitas formas de oferecer dignidade a um povo. A Organização Não Governamental Fraternidade Sem Fronteira vê os cuidados com a higiene pessoal para melhorar a saúde das pessoas como uma delas. Para ajudar comunidades de países africanos, a ONG promove a campanha ‘Sorrisos para a África” para arrecadar e doar escovas de dente. Há pontos de coleta espalhados por todo Brasil e, no Sul de Minas, eles estão em Poços de Caldas, Três Corações e Alfenas.

O voluntário e jornalista Tiago Gonçalves, nascido em Três Corações, acredita na transformação que os trabalhos realizados pela ONG podem promover na vida das comunidades africanas ao mesmo tempo em que beneficia também quem ajuda.

“É preciso lançar um olhar de fraternidade para o outro lado do oceano. É uma forma de ajudar, mas também de ser ajudado. Quando a gente está lá, o sentimento de gratidão e a forma como você enxerga a vida mudam completamente”, comenta o jornalista.

Como ajudar?

Para contribuir, é preciso levar as doações até um dos pontos de arrecadação até o dia 20 de junho. Depois, as escovas de dente são encaminhadas para a subsede da ONG em Campinas e, então, enviadas para as comunidades de Moçambique e Madagascar.

Confira os pontos de coleta de cada cidade:

Poços de Caldas

União Fraternal Raul Cury – rua Paraíba, 295, Centro

Informações: (35) 3721-9935.

Três Corações

Academia Corpo Livre – rua Professor Antônio de Oliveira Filho, 151 A, Centro

Informações: (35) 3231-1470.

Alfenas

Farmácia Bernardes – praça Getúlio Vargas, 176, Centro

Informações: (35) 3291-3738.

Conquistar sorrisos

Mais do que cuidar da higiene bucal, as doações feitas às comunidades africanas são capazes de conquistar sorrisos. Tiago Gonçalves acredita nisso. Voluntário desde 2016, assim que conheceu o trabalho da Fraternidade Sem Fronteiras, ele se cadastrou como padrinho de uma criança atendida pela ONG, para contribuir com doações mensais em dinheiro. Pouco depois, ele embarcou direto para a África em uma das caravanas da entidade.

“Na verdade, o que a gente vê é que há tanta precariedade que eles precisam receber essas ações externas. Então, o pouco que eles recebem provoca neles uma gratidão imensa, e isso enche o nosso coração. É por isso que, quando temos campanhas como esta, a gente se empenha tanto para conseguir as doações. Eles recebem tudo com tanto amor, que coisas simples se tornam um presente”, afirma Tiago.

Outras campanhas

A Fraternidade Sem Fronteiras trabalha com a ajuda humanitária em diversos projetos. No Brasil, ela apoia o tratamento de crianças com microcefalia no Nordeste, acolhe famílias de refugiados da Venezuela no Norte, além de fomentar um projeto que ensina música aos jovens em uma orquestra filarmônica e apoiar uma clínica de tratamento de dependentes químicos no Centro-Oeste.

Na África Subsaariana, os voluntários mantêm centros de acolhimento que oferecem alimentação adequada e incentivam os cuidados com a higiene pessoal, além de perfurarem poços artesianos para que a população tenha acesso a água potável e possa desenvolver a agricultura. Há, ainda, atividades de incentivo à cultura e os jovens e adultos das comunidades podem participar também de cursos de capacitação profissional.

“É legal ver como a intervenção humana faz a diferença. Porque a gente sempre escuta que a África é um buraco sem fundo, mas se a gente for com vontade de ajudar, com fraternidade, a gente consegue tapar esse buraco”, finaliza Tiago.

Além de doar para a campanha de arrecadação, é possível contribuir de outras formas com o trabalho da ONG, como com doações presente, em que você recebe uma camiseta com estampas da Fraternidade sem Fronteira. As informações sobre todas as formas de contribuição estão disponíveis no site.

Fonte: G1 Sul de Minas

Foto: Reprodução/Internet – Arquivo Pessoal: Tiago Gonçalves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s