Confirmação aconteceu na última sexta, mas caso só foi divulgado nesta segunda-feira.
A Secretaria de Saúde de Varginha (MG) confirmou um caso de raiva em um morcego encontrado morto no município. Os exames saíram na última sexta-feira (17), mas os resultados só foram divulgados na manhã desta segunda (20).
O animal foi encontrado na região na Vargem e, após ser recolhido, passou por análise laboratorial, confirmando a presença do vírus da raiva. Agora, segundo a secretaria, as seguintes ações preventivas vão ser tomadas na região para prevenir que a doença se espalhe:
- bloqueio vacinal no entorno da região onde apareceu o morcego: segunda e terça, das 7h30 às 17h, nas ruas José Alves Ferreira, Lourenço Meneguci, Lione Claudino, Francisco Antônio Cândido, Tolstoi Teixeira Reis e parte da Avenida dos Imigrantes;
- rastreamento na região para busca de outros morcegos;
- visitas nas residências para orientar os moradores, quanto aos cuidados;
- por 30 dias, os cães do Abrigo de Animais (Canil Municipal) e outros abrigos não poderão ser entregues para adoção;
- alerta para as unidades de saúde da região, para os hospitais e pronto atendimentos.
Ainda conforme a secretaria, caso um morador encontre um morcego, não deve tocar nele e deve acionar o Centro de Zoonoses pelo telefone 3690-2276. Animais domésticos também devem ser mantidos longe do morcego.
Além disso, caso uma pessoa já tenha tido algum tipo de contato com animais suspeitos ou infectados, devem procurar a Unidade de Saúde e Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor.
Fonte: G1 Sul de Minas
Foto: reprodução/internet