Pint Of Science: evento descomplica temas científicos e promove debates em bares

Que o bar é o lugar perfeito para reunir os amigos e tomar uma cerveja a gente já sabe, mas será que pode ser também ponto de encontro para debater ciência? A organização do Pint Of Science acredita que sim. A proposta do festival é descomplicar o discurso científico sem perder a credibilidade, além de aproximar a sociedade dos temas discutidos. Em 2019, o evento acontece simultaneamente em 24 países e, no Brasil, em 85 cidades, seis delas no Sul de Minas.

Os encontros estão marcados para os dias 20, 21 e 22 de maio. Na região, os bares de Poços de Caldas, Varginha, Lavras, Itajubá, Alfenas e Santa Rita do Sapucaí recebem os debates. Ao todo, 50 bares participam do evento promovido pelas universidades da região.

Quem gostou da ideia pode escolher entre temas variados, que discutem de neurociência e inteligência artificial, terremotos e música até a ciência do cafézinho. Participar dos debates é simples, basta escolher o tema que mais agrada e ir até o bar. Não precisa fazer inscrição e há cobrança somente do que for consumido no estabelecimento.

Hélio Costa, é professor na Universidade Federal de Alfenas no campus de Varginha e organizador do evento. Ele acredita que o Pint of Science consegue aproximar o conhecimento da sociedade por se afastar do ambiente formal de congressos acadêmicos, por exemplo. “Os cientistas estão lá para bater papo. Não vá com aquela ideia de que você vai ver muitos gráficos, números porque não é essa a ideia. É o pesquisador contando histórias. ele vai contar a história do que ele pesquisa, o que ele busca, onde ele quer chegar ou onde ele já chegou e como aquela pesquisa se relaciona com o desenvolvimento local.”

“Não é para o cientista apresentar os resultados das pesquisas para outros cientistas. É para comunicar ciência, porque todo mundo tem interesse. A ciência de hoje é a inovação que vai chegar até a vida das pessoas amanhã”, finaliza o professor.

Confira a programação no Sul de Minas:

  • Poços de Caldas – Para discutir temas como “Buracos Negros e Ondas Gravitacionais”, “O que é, de fato, educação inclusiva?” e “Por que o feminismo incomoda tanto?”, os bares New York Pub, Justo no Terraço e Bones Cervejaria recebem a edição 2019 do evento.
  • Varginha – Na cidade, as discussões são divididas entre a Água Doce Cachaçaria e Degraus Restaurante. Entre os temas, o público pode escolher assuntos como “Ciência do Cafézinho” e “Filosofia e arte: Deu Match”.
  • Lavras – O Restaurante da Thais, Cauctu’s Bar e Restaurante e Uai Maki Temakeria e Bar são os ponto de encontro desta edição do Pint Of Science. Os temas das discussões variam entre “A neurociência, o cérebro e a inteligência artificial” e “Mensagens criptografadas vindas das estrelas”.
  • Itajubá – Para falar de temas como “Cidades inteligentes” e “Mudanças climáticas” em itajubá, são os bares Queijaria do Mário e Officina Conveniência recebem os interessados no evento.
  • Alfenas – No Espeto Cerva & Grill, Skay e Rockster são os bares de Alfenas que sediam o Pint Of Science. O público pode escolher assuntos como “Física Contemporânea para pedestres” e “Nutrição e superpoderes”.
  • Santa Rita do Sapucaí – na Dija Gastronomia, os temas discutidos serão, entre outros “Africanidade que habita em mim” e “Debate: Novos modelos e as cidades inteligentes”.

Fonte: G1 Sul de Minas

Foto: reprodução/internet/Prefeitura de Campos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s