Previdência: Bolsonaro define idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres

Texto será assinado pelo presidente na próxima quarta-feira e encaminhado ao Congresso

BRASÍLIA – O presidente JairBolsonaro bateu o martelo sobre a idade mínima de aposentadoria da reforma da Previdência que será encaminhada pelo governo. Será de 65 anos para homens e 62 para mulheres, após um período de transição de 12 anos. A informação foi confirmada pelo secretário especial de Previdência, Rogério Marinho , após uma reunião com Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes , e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni . A proposta de reforma da Previdência, que será encaminhada ao Congresso, prevê três opções para o trabalhador pedir aposentadoria . O mercado financeiro reagiu positivamente à notícia e a Bolsa fechou em alta de mais de 2% aos 98.015 pontos. O dólar, por sua vez, fechou em baixa de 0,34%, negociado a R$ 3,74.

Marinho informou ainda que o texto será assinado pelo presidente na próxima quarta-feira, dia 20, e encaminhado à Câmara dos Deputados. Segundo Marinho, a proposta final é resultado de uma negociação entre a equipe econômica, que queria 65 anos para ambos os sexos , e Bolsonaro, que defendia uma solução mais branda, de 65 anos para homens e 60 para mulheres.

Entenda por que aprovar a reforma é importante.

— A equipe econômica defendeu para ele 65 anos iguais para os dois gêneros e uma transição de dez anos. Essa era a ideia da equipe. Após uma negociação com o presidente o resultado é 65 para homens e 62 para mulheres, e uma transição de 12 anos. Na quarta-feira, dia 20 de fevereiro, o presidente fará um pronunciamento à nação explicando de que forma essa nova Previdência será encaminhada ao Congresso — disse Marinho, na saída do Palácio da Alvorada.

Segundo ele, a distinção de idade mínima entre homens e mulheres foi um pedido do presidente.

— O presidente defendia 65 e 60 anos e uma transição bem mais longa. O presidente tem sensibilidade. Ele acha importante que a mulher se aposente com menos tempo de contribuição e trabalho que o homem e conseguimos encurtar um pouco essa transição — afirmou Marinho.

 

Fonte: O Globox80174100_Brazilian-President-elect-Jair-Bolsonaro-addresses-the-press-after-a-meeting-at-the-Brazili.jpg.pagespeed.ic.tA1S1rOrEF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s