Jaspion vai ganhar filme e mangá brasileiros 30 anos após estreia

Série japonesa, que foi fenômeno nos anos 80, vai ganhar adaptação cinematográfica e em quadrinhos produzidos no país em 2019 e 2020

Em fevereiro de 1988, Jaspion estreava na extinta TV Manchete. O seriado japonês, que mostrava um herói usando armadura poderosa e um robô gigante lutando contra um vilão que parecia o Darth Vader, da saga Star Wars, conquistou o público e se tornou fenômeno de audiência.

Até os anos 80, seriados e filmes japoneses não chegavam ao Brasil e pouco se sabia sobre essas produções. Com Jaspion, abriu-se as portas para mais desenhos e séries, se tornando cada vez mais populares e causando uma mudança radical no mercado. Os chamados tokusatsus, produções que usam efeitos especiais, ganharam espaço na grade das emissoras e fizeram parte da infância e adolescência de toda uma geração. Os jovens da época cresceram assistindo monstros e robôs gigantes atacando cidades, heróis lutando contra o mal e muita explosão e destruição em cada batalha.

Antes de estrear na televisão, Jaspion enfrentou muitas recusas das emissoras. O seriado foi trazido ao Brasil pela Everest Video, locadora que alugava para os clientes fitas com conteúdo original da TV oriental. Vendo o sucesso e a curiosidade que os clientes tinham pelas produções, decidiram oferecer as fitas para as grandes emissoras de televisão, mas o plano não deu certo.

Foi na Rede Manchete que a série e Esquadrão Relâmpago Changeman encontraram espaço. No auge, Jaspion chegou ao primeiro lugar na audiência, batendo novelas das emissoras rivais.

Desde 1994, a série já foi reprisada por outros três canais, e pode ser assistida nos dias atuais na Rede Brasil.

Agora, 30 anos depois da estreia, o personagem vai ganhar uma versão brasileira em quadrinhos e um filme, feito 100% no Brasil.

Em homenagem aos 30 anos do herói, a Sato Company anunciou em fevereiro que vai lançar um filme brasileiro da série. Prestes a começar a pré-produção, Nelson Sato, diretor da empresa, conta que o cenário político atrasou um pouco o planejamento do longa. “Não é uma fase muito fácil, algumas leis podem mudar”.

Segundo o cronograma, a construção do roteiro vai começar em janeiro de 2019, e pode durar até quatro meses para terminar, já que a história precisa ser aprovada pela Toei Company antes. Os roteiristas vão ter liberdade na hora de escrever, pretendem homenagear o seriado de 1985 e criar novos personagens.

Depois, em maio, começa a seleção do elenco. O diretor garante que serão nomes desconhecidos e famosos, mas sabe que a pouca diversidade de atores asiáticos na indústria vai ser um fator complicado na hora de escolher o time do longa. “A gente tem pouco talento asiático, mas o casting não vai ser limitado”, afirma.

As gravações vão acontecer entre junho e julho, originalmente em São Paulo, mas isso pode mudar no roteiro. Com as cenas prontas, começam os efeitos especiais. O diretor promete que os efeitos vão ser uma mistura dos anos 80 com algum toque mais moderno e atual, misturando nostalgia e tecnologia.

A previsão é que o filme seja lançado antes das Olimpíadas de Tóquio, que começam em julho de 2020. “Ainda não dá para dizer como o filme vai ficar, mas vai ser uma homenagem aos 30 anos de Jaspion e a carreira dele no Brasil, além de ser o primeiro filme de ficção científica desse tipo feito no País”, conta Sato.

“A ideia é agradar ao público que cresceu com Jaspion, que hoje tem 30, 40 anos, é casado e tem filhos. E tentar buscar os jovens, que estão antenados com a Marvel”, revela. O Universo Cinematográfico da Marvel, aliás, também é uma das referências ao filme por adaptar quadrinhos antigos nos cinemas e manter a história atual e cativante.

por R7.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s