COMO FUNCIONA O SISU 2019 – Inscrições, Nota de Corte

A maioria das pessoas sonha em cursar o ensino superior, porém nem todos
possuem condições financeiras para realizar esse desejo. Com a intenção de oferecer vagas em instituições de ensino superior em todo o Brasil, o Ministério da Educação (MEC), criou em janeiro de 2010 o Sistema de Seleção Unificado e você, agora, vai saber como funciona o Sisu 2019.

Este sistema beneficia pessoas principalmente as de baixa renda, que desejam
ingressar em um curso de nível superior, sem a necessidade da realização de  vestibulares e sem taxas de inscrição. Essa oportunidade é oferecida aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

O processo de inscrições geralmente acompanha os períodos de início às
aulas, ou seja, duas vezes ao ano.

As inscrições, normalmente, têm duração de três dias e durante esse período o
candidato pode realizar alterações nas opções de cursos e faculdades a qual deseja ingressar ou nas universidades sem que aja o barramento pela sua note de corte.

O candidato precisa compreender que, após fazer sua inscrição Sisu no site oficial do SISU 2019, há apenas uma chamada para a efetivação da matrícula e que existem diferentes regras para os classificados na primeira e segunda opção, assim como para a lista de espera.

O candidato selecionado em sua primeira ou segunda chamada só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é muito importante que fique atento aos prazos, pois se for selecionado em primeira ou segunda opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Na Lista de Espera os pretendentes às vagas não preenchidas serão chamados por ordem de classificação, ou seja, o sistema vai avaliar se a sua nota se encaixa no perfil do curso pretendido. O candidato que pode fazer parte dessa lista, é aquele que não conseguiu ser chamado nas convocações regulares.

SISU 2019 Nota de corte

Para se inscrever no Sisu 2019, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio  do ano anterior. Por exemplo, quem deseja se inscrever no SISU 2019 precisa ter feito o ENEM anterior, ou seja, o do ano 2018.

O SISU 2019 irá pegar as notas das provas e da redação que o candidato realizou no ENEM 2018. O candidato pode estimar em quais cursos e faculdades o mesmo poderá ser inserido com base nas notas de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) dos anos anteriores.

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

SISU 2019 e Prouni

Muitos candidatos devem se perguntar se quem está inscrito no SISU pode inscrever-se também no Programa de Universidade para Todos – Prouni.

Mas o participante precisa estar ciente que caso consiga ser selecionado nos dois sistemas, o mesmo precisa tomar uma decisão e escolher apenas um sistema de ingresso, uma vez que o benefício é vetado aos estudantes que utilizam bolsa de estudo e que simultaneamente estejam matriculados em instituições de educação superior pública.


Inscrever-se no SISU é uma grande oportunidade que muitos têm para conseguir uma vaga uma universidade pública e receber um ensino de alto padrão reconhecido pelo mercado de trabalho, porém nem sempre é fácil, pois a concorrência é alta. Sendo assim, prepare-se com dedicação e não perca os prazos de inscrição. Boa sorte!

E a resposta é sim, o candidato pode se inscrever para os dois sistemas sem nenhum problema, visto que ambos usam as notas do Enem como critério de avaliação.

 

fonte: https://inscricoessisu2019.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s