Jornal Panorama entrevista prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca

Entre tantos desafios enfrentados pelas administrações municipais, o Jornal Panorama traz uma série de entrevistas com gestores municipais da região. Desafios, metas e conquistas são apresentadas pelos prefeitos após o primeiro ano do mandato 2017/2020. Confira a entrevista com o prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca.

Jornal Panorama – Como o senhor avalia seu primeiro ano de mandato?
Prefeito Reinaldo Fonseca – Foi um ano muito bom, apesar das grandes dificuldades que tivemos. Recebemos a prefeitura da gestão anterior com dívidas líquidas de aproximadamente R$ 1 milhão, inclusive trabalhistas (salários dos professores), previdenciárias e de fornecedores mais R$ 1,8 milhões em precatórios somente de 2016. Também recebemos uma frota de veículos em grande parte sucateada; maioria dos computadores sem nenhuma informação e processos licitatórios desaparecidos. Enfrentamos uma crise brasileira, que também teve seus reflexos em nosso município.
Apesar de tudo isso, conseguimos manter o salário dos funcionários em dia, inclusive o 13º salário; subvenção do hospital e das instituições filantrópicas em dia. Além disso, tivemos muitos avanços na área de Desenvolvimento Social, com desenvolvimento de vários projetos.

Jornal Panorama – Quais os principais desafios que enfrentou em 2017?
Prefeito Reinaldo Fonseca – Primeiramente enfrentamos e estamos enfrentando uma crise sem precedentes, com desemprego, falta de recursos e um montante de precatórios na ordem de 11 milhões de reais, sendo que os valores relativos ao ano de 2016 não foram depositados e tivemos que fazer uma grande negociação com o Tribunal de Justiça. Obras paralisadas por falta de regularização junto ao FNDE. Falta de recursos para atender as necessidades mais urgentes. Tivemos que colocar os diversos setores da prefeitura em sintonia com novos paradigmas.

Jornal Panorama – E quais as principais conquistas deste primeiro ano?
Prefeito Reinaldo Fonseca – Conclusão de uma creche com recursos próprios; conclusão de uma quadra poliesportiva, cuja verba quase teve que ser devolvida à Caixa Econômica Federal; asfaltamento de algumas ruas no município, inclusive a que liga ao novo Cemitério; vários projetos sendo desenvolvidos na área de assistência social; investimento maior na área esportiva; investimentos na merenda escolar, principalmente no PNAE, quando tivemos um aumento de 2 para 9 no número de produtores rurais que estão fornecendo produtos da agriculta familiar diretamente para as escolas.

Jornal Panorama – Quais as metas para 2018?
Prefeito Reinaldo Fonseca – Conclusão da Escola do Bairro da Praia, que estava paralisada pela administração anterior no FNDE.; conclusão da quadra poliesportiva da Escola Irmã Magdaline, que também estava paralisada no FNDE por falta de regularização; inauguração do Distrito Industrial; construção de uma quadra poliesportiva no bairro Rosário; construção do anexo da Escola Municipal Arthur Napoleão; asfaltamento de parte da rua que liga o bairro João Bedeschi ao bairro Genésio Graçano; asfaltamento de parte da rua que liga o bairro Irmãos Pinto ao bairro Arthur Napoleão.

Jornal Panorama – Qual tem sido o diferencial de seu mandato?
Prefeito Reinaldo Fonseca – Redução de custos em todas as atividades do município; transparência com os atos públicos; preocupação direta com as licitações e valorização dos recursos públicos; investimento em vários projetos sociais e eventos de modalidades esportivas; maior investimento na educação.

Jornal Panorama – Em qual setor deseja investir mais nos próximos anos?
Prefeito Reinaldo Fonseca – Na área esportiva, pretendemos fazer uma reforma do nosso Ginásio Poliesportivo, um dos maiores conglomerados esportivos de nossa região; construir o corrimão do canal da Avenida Carlos Alberto Moura Pereira da Silva; ligação das ruas Tamoios e Tupis no bairro do Rosário; infraestrutura e asfaltamento de várias ruas no município; mais apoio ao Hospital, com mais médicos no serviço de plantonista (urgência e emergência).

Jornal Panorama – Como está a integração com o Poder Legislativo de seu município?
Prefeito Reinaldo Fonseca – A integração com o Legislativo é muito boa, principalmente por termos a maioria, pois enfrentamos uma oposição que dificulta muito as coisas. Um fato que comprova isso foi a inédita votação do orçamento para o ano de 2018, quando, pela primeira vez na história do município, os vereadores de oposição se abstiveram de seus votos.

Jornal Panorama – Como o senhor analisa o cenário político atual, em meio às dificuldades dos governos federal e estadual? Como está enfrentando esta situação?Prefeito Reinaldo Fonseca – O pior da história do Brasil. Atrasos nos repasses financeiros, principalmente por parte do Governo do Estado. Sem perspectivas que possam levar o eleitor a uma escolha que melhor adeque às necessidades brasileiras.

Jornal Panorama – Deixe um recado para a população.
Prefeito Reinaldo Fonseca – Que a população tenha a certeza que estamos fazendo o nosso melhor, com retidão e muita honestidade. Apesar de muitos (principalmente os da oposição) não acreditarem, podem ter a certeza de que estamos valorizando cada centavo que entra nos cofres públicos. Se existem deficiências nos serviços ofertados, são fruto da crise e da falta de recursos financeiros. Vamos dar a volta por cima e ainda haveremos de dar muitas alegrias ao povo de nosso município, principalmente àqueles que confiaram a nós o seu voto.

02 - Reinaldo Fonseca Barroso.JPGFoto: Prefeitura Municipal de Barroso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s