Cozinha Brasil fazendo a diferença em Serranos

O projeto chegou por meio de uma de parceria entre a prefeitura municipal e secretaria de Assistência Social

O Programa Cozinha Brasil SESI/FIEMG ofereceu à população de Serranos o Curso de Aproveitamento de Alimentos, uma oportunidade de aprender a preparar refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos contribuindo para uma alimentação saudável e aprendizado. A primeira aula aconteceu no salão paroquial e as demais no Adro da Igreja Matriz, onde o caminhão do Programa Cozinha Brasil esteve instalado, entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro.

O curso gratuito foi ministrado pelas nutricionistas Giselle Cherin e Ana Caroline Figueiredo, com o apoio da auxiliar de cozinha Heliede Aparecida Ramos. Durante o curso, os participantes aprenderam a preparar os alimentos de forma inteligente, saudável e sem desperdícios, com informações sobre a manipulação adequada dos alimentos e dicas valiosas para o dia a dia. Uma combinação de alimentos e temperos com um rico valor nutritivo e baixo custo.

O Cozinha Brasil aconteceu em dois turnos, à tarde e à noite, reunindo cerca de 80 pessoas nos três dias, entre homens, mulheres e jovens. Dona Terezinha do Carmo Costa comentou a satisfação de participar do curso. “É um curso que nos ensinou a aproveitar todos os alimentos, evitando o desperdício. E ainda nos ensinou a adotar alimentos para prevenir e combater doenças”, afirmou. Já Dona Júlia Vilela comentou que durante o curso teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender receitas novas e nutritivas. “Curso excelente!”, exclamou!

Dona Martha de Souza, professora, também aproveitou o curso. “Aprendemos a aproveitar ao máximo o sabor e nutrientes dos alimentos. As receitas são ótimas e muito saborosas, as nutricionistas são experientes e levam ao conhecimento dos alunos mudanças de hábitos alimentares”, acrescentou. Dona Maria Aparecida Souza também aprovou o curso. “Gostei muito, achei uma beleza. Aprendemos muita coisa com as nutricionistas, nem vi as horas passarem”, disse.

Neide Guimarães, apoiadora do programa Cozinha Brasil e Assistente Social do município, destacou a importância deste curso para Serranos. “Neste momento de crise pelo qual o país está passando, o curso ofereceu a oportunidade de aprender a preparar alimentos nutritivos e de baixo custo, sem desperdício. Com as orientações de hábitos alimentares e condições de higiene, o curso contribuiu para uma vida saudável e de qualidade com informações sobre a manipulação adequada dos alimentos e consumo consciente”, disse.

Neide ainda afirmou que acredita ter sido um grande aprendizado para todos que participaram e fez seus agradecimentos. “Agradeço à equipe do Cozinha Brasil, ao prefeito José da Cunha Vasconcelos e sua equipe de colaboradores que muito contribuiu para a realização deste grande evento”, finalizou.

Ao final do curso, os participantes receberam uma apostila com orientações e receitas para uma alimentação saudável, além do certificado de conclusão.

Texto: Neide Guimarães – secretária de Assistência Social

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s