Tiradentes comemora 300 anos de história

Tiradentes é considerada Berço da Liberdade do Brasil, pois foi neste solo que aconteceram as primeiras reuniões da Inconfidência Mineira, movimento de liberdade que mais tarde culminou na Independência do país. No dia 19 de janeiro de 2018 a cidade celebrou seus 300 anos. Uma data única e especial para a cidade e região.

Uma vasta programação foi pensada para celebrar os 300 anos, programação esta que se estende ao longo do ano, ampliando ainda mais o rico calendário de eventos de Tiradentes. No dia 19 de janeiro foi realizada uma cerimônia cívica com entrega da “Comenda Tiradentes”, que reuniu centenas de tiradentinos, autoridades civis, militares e eclesiásticas. Foram homenageadas cerca de 100 pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Tiradentes, assim como sua preservação história e cultural.

No mesmo dia, houve ainda Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, Inauguração do Coreto do Museu da Liturgia, Repiques de Sinos, Culto Ecumênico na Praça Cívica Largo do Sol, Missa Solene na Matriz de Santo Antônio com Participação da Orquestra Ramalho, Concerto com a Cantora Lírica Nabila Dandara e o Pianista Marcelo Corrêa, e abertura oficial da 21º Mostra de Cinema de Tiradentes, que se estendeu até o dia 27 com centenas de filmes brasileiros em exibição. Já no dia 20, a Banda Ranier se apresentou na Praça Cívica Largo do Sol.

No dia 21, foi realizada a Corrida e Caminhada em comemoração aos 300 anos de Tiradentes. A atividade esportiva reuniu quase 200 atletas, desde adolescentes a terceira idade. O percurso de cerca de 7,3 km passou por ruas históricas, pelos bairros do Pacu, Santíssima e Candonga, com terrenos diversos e algumas subidas e descidas.

Atletas experientes elogiaram o percurso e a organização da corrida especial de 300 anos. Foram entregues medalhas para todos participantes e troféus para as categorias geral feminino e masculino, por faixas etárias e uma categoria especial para atletas de Tiradentes.

05.jpg

04.jpg

Parabéns, Tiradentes, por seus 300 anos de história!

Fonte: Prefeitura Municipal de Tiradentes

Fotos: Thiago Morandi/ Daniel Gouvêa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s