Projeto “Nossa Cidade Mais Verde e Mais Bonita”: Escola Municipal São Vicente Ferrer e prefeitura municipal arborizando São Vicente De Minas!

Capa.JPG

As turmas de 2º ano, com as professoras Elzira Cristina, Liliane Corina, Rosana Meireles, Rosângela Zaqueu e Silmar Cristina, da Escola Municipal “São Vicente Ferrer”, desenvolveram, no ano de 2017, um Projeto de Educação Ambiental com lema “Nossa Cidade Mais Verde e Mais Bonita”, sendo uma atividade integrante da “III Feira Cultural da Escola Municipal São Vicente Ferrer”, cujo tema foi “Cultivar e Guardar a Criação”.

Durante o desenvolvimento do projeto discutiu-se com os alunos a necessidade de se cuidar das plantas, o quanto são mal tratadas, as inúmeras utilidades das mesmas, a situação de nossas ruas e cidade quanto à arborização e cuidados das pessoas em relação ao meio ambiente. Houve incentivo aos alunos a, juntamente com as suas famílias, plantarem mudinhas de planta ou sementes em vasilhames reaproveitados, recicláveis. Essa ação teve como objetivo levar a criança observar e acompanhar o desenvolvimento de uma planta, bem como os cuidados que ela necessita. Essa atividade foi feita pela maioria dos alunos, que, com entusiasmo, relatavam sobre o assunto, cuidavam e muitas vezes levavam sua plantinha até a escola para mostrar como estava. No mês de Novembro foram colocadas em exposição durante a Feira Cultural.

Entre os dias 27 de novembro e 06 de dezembro, como atividade prática, plantamos árvores na Creche Municipal e em algumas ruas da nossa cidade, em parceria com a EMATER, onde o Técnico Marcelo Vilela apoiou na seleção e aquisição das mudas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Prefeitura Municipal, fazendo parte do “Programa São Vicente Mais Verde”. Algumas turmas confeccionaram cartões, convidando ao cuidado das árvores de nossa cidade, que foram entregues pelas crianças à moradores das ruas, onde foi realizado o plantio. Ao entregar o cartão a criança explicava ao morador o que estava fazendo e convidava-o a cuidar daquela e outras plantas que já tinham por perto da sua residência.

Vale destacar que o “Dia do Plantio” foi um momento muito esperado pelas crianças, professores e até por alguns moradores, que souberam da intenção/ação, torceram, esperaram e apoiaram a iniciativa. Participaram do plantio, além dos alunos e das professoras mencionadas, o secretário municipal de Obras Geraldo da Silva juntamente com sua equipe, o prefeito municipal Jacinto Alair de Paula (Lili do Gás), o vice-prefeito Nilo José Caliman, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ronildo Francisco Agapito de Souza, familiares de alguns alunos, alguns moradores das proximidades e a diretora da escola, Evânia de Fátima  Villela Nunes Fernandes, reforçando cada vez mais a ideia de interdisciplinaridade e de processo contínuo na Educação Ambiental. As mudas receberam uma placa de identificação e uma grade de proteção, gentilmente confeccionada pelo servidor Adriano da Silva Lima. Que o plantio e o cuidado com as árvores em São Vicente de Minas se tornem um hábito permanente!

 Fonte e foto: Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s