Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado.
O ministro Gilmar Mendes decidiu, e o ex-governador Anthony Garotinho pode deixar a prisão hoje. A sentença também vale para o ex-ministro Antonio Carlos Rodrigues. Os dois são acusados de corrupção e crimes eleitorais. Já o deputado federal Paulo Maluf, condenado por lavagem de dinheiro, aguarda na carceragem da PF em São Paulo a transferência para a ala de idosos do presídio da Papuda, em Brasília. Ele se entregou à PF ontem, após o Supremo determinar ‘imediato início’ do cumprimento da pena. A defesa do deputado entrou com ação alegando que Maluf está com câncer e pediu prisão domiciliar. E no dia mais longo do ano, com o início do Verão, o G1conta o que esperar da nova estação, que começa oficialmente às 14h28.
Garotinho solto
A soltura do ex-governador do RJ e de Antonio Carlos Rodrigues foi determinada por Gilmar Mendes na condição de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como presidente, ele trabalha de plantão durante o recesso do Judiciário, que começou ontem e vai até o fim de janeiro. Garotinho está preso em Bangu 8 e o ex-ministro e presidente do PR está no presídio de Benfica.
Maluf fez exame de corpo de delito no IML da Vila Leopoldina, em São Paulo (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)
Maluf na Papuda
O juiz Bruno Aielo Macacari, da vara de Execuções Penais do Distrito Federal, determinou que o deputado federal Paulo Maluf deixe a carceragem da PF em São Paulo e seja transferido para a ala de idosos do presídio da Papuda. A decisão saiu depois que a defesa do ex-deputado entrou com pedido de prisão domiciliar, alegando que Maluf, de 86 anos, está com câncer na próstata.
Cúpula do Mercosul
O presidente Michel Temer receberá hoje em Brasília os líderes dos países que compõem o Mercosul para a 51ª Cúpula do bloco econômico. Durante o encontro, em Brasília, Temer passará a presidência do Mercosul ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes. Programação prevê reunião no Itamaraty e almoço dos chefes de Estado.
Moro e Segóvia
O novo diretor da PF, Fernando Sergóvia, se encontra hoje no Paraná com o juiz federal Sérgio Moro e com a Força-tarefa da Lava Jato.
Última sessão da Alerj
Preso há um mês, o deputado e presidente licenciado da Alerj, Jorge Picciani, terá projeto de sua autoria votado hoje, na última sessão ordinária do ano. Além do projeto que cria o programa ‘Empresa Amiga da Saúde’. No Conselho de Ética, os deputados discutirão cassação do mandato do presidente licenciado da Assembleia Legislativa e de outros dois parlamentares.
Eleição na Catalunha
Dividida, a Catalunha escolhe hoje um novo governo, e muitos esperam que a eleição resolva a pior crise enfrentada pela Espanha em décadas, quando a região declarou independência, levando Madri a destituir líderes locais.
Impeachment no Peru
O presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, vai ao Congresso hoje para se defender das acusações sobre seus vínculos com a construtora Odebrecht, mas as possibilidades de evitar um impeachment parecem mínimas. Opositores têm votos suficientes para garantir o impeachment e analistas apontam que o presidente deve cair.
Verão (Foto: Pexels/Pixabay)
Começa o Verão
O verão começa oficialmente hoje à tarde, às 14h28, horário de Brasília. É neste horário em que ocorre a menor sombra do ano no Hemisfério Sul. É, também, o dia mais longo de 2017. A nova estação será marcada pelo fenômeno La Niña e o Nordeste continua com perspectivas de pouca chuva.
Fonte: G1