Escola Municipal Álvaro Benfica resgata sua história

A Escola Municipal Álvaro Benfica, em Bocaina de Minas, reviveu sua história  no último sábado, 9 de dezembro. O projeto “Um passeio pela história da Escola Municipal Álvaro Benfica” contou a trajetória da instituição, tão importante para a história do município.

Cinco salas foram transformadas em stands, preparadas pelos alunos com a supervisão dos professores, cada um contando um pouquinho de sua história. “Já tivemos vários nomes, mas este está desde 1998 em homenagem ao nosso patrono, Álvaro Benfica, que foi quem doou o terreno para a construção do prédio”, afirmou Beatriz Alves de Andrade, atual diretora da escola.

No primeiro stand, foi contada a história de vida de Álvaro Benfica, com fotos antigas e objetos que pertenceram à sua família; no segundo, fotos das etapas de transformação pelas quais a escola passou, além de uma maquete da escola; no terceiro, fotos de ex-diretores e professores que passaram pela  instituição; no quarto stand, arquivos antigos da instituição, como fichas de aula, livros, uniformes e fotos; no quinto e último stand, todos os projetos realizados pela Álvaro Benfica, como o time de futebol Boca Juniors, que está sendo reativado, e comemorações como Dia das Mães, Dia dos Pais e Festa Junina.

A escola, além de receber alunos, pais e comunidade bocainense, recebeu ainda familiares de Álvaro Benfica, como seus filhos Benevides Benfica, ex-vereador, Alzira Benfica, professora, e Tereza Benfica, a primeira diretora da escola. Em um momento de muita emoção e visita ao passado, os familiares viajaram na história de sua família e saíram de lá emocionados.

Na Sessão Solene, mais emoção esperava pelos presentes. Fizeram parte da mesa de autoridades a diretora Beatriz Alves de Andrade, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Ruth de Oliveira Benfica, a primeira diretora e filha do patrono, Tereza Guimarães Benfica, o prefeito Wanderson Abraão Benfica, a secretária de Educação Lucineia Aparecida Miranda Benfica e a vice-diretora Deise Hipólito de Andrade.

“Ao longo da história, a Escola Municipal Álvaro Benfica deixou um legado de realizações construídas desde 1950. Hoje, passado e presente ocupam este espaço na celebração deste projeto”, afirmou a diretora Beatriz em abertura da sessão, e ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que ajudaram a escrever a história da escola. Na ocasião, foram homenageados professores e diretores que passaram pela instituição, incluindo a atual diretora. Também na sessão foram apresentados o hino e a bandeira da escola, feitos pelos alunos sob supervisão dos professores Cristian, Rosângela e Luiz Henrique.

Mas as homenagens não se limitaram apenas ao corpo docente da escola. Alunos que participaram da 13ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) foram homenageados, recebendo certificado de menção honrosa pelo resultado alcançado. Os alunos Ruan Michael Diniz, Yula Cornélio Maciel, Augusto Dias Oliveira de Almeida e Fabiano Dias foram homenageados pelas professoras Dágna e Aldeneide e pela diretora Beatriz.

Benevides e Tereza, filhos de Álvaro Benfica, expressaram a alegria e gratidão pelas homenagens feitas a seu pai. Também ex-professores, o prefeito Wanderson Abraão Benfica e a presidente da Câmara, vereadora Ruth de Oliveira Benfica, falaram com orgulho e satisfação do trabalho realizado pela Escola Municipal Álvaro Benfica por ter resgatado seu passado, valorizando seu presente e focando no futuro.

Foi uma manhã de viagens ao passado, que emocionou e encantou a todos que puderam estar presentes. Através do projeto, lembranças foram recordadas e as esperanças renovadas na Educação bocainense.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s