Comarca de Baependi entrega Medalha Desembargador Hélio Costa

A Comarca de Baependi realizou, no dia 7 de dezembro, a solenidade de entrega da Medalha Desembargador Hélio Costa. A homenagem é feita a cada dois anos em todas as comarcas do Estado e serve para agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local.

Na cidade, a homenagem foi feita a Orlando dos Santos, funcionário aposentado da comarca. A cerimônia foi presidida pelo Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Baependi, Dr. Fábio Garcia Macedo Filho, e a mesa de honra foi composta pelo representante do Ministério Público, Dr. Gustavo Adolfo Valente Brandão, o presidente da OAB de Baependi, Dr. Régis Nascimento Rezende, pelo representante da Prefeitura Municipal de Baependi, Dr. Dimas Abreu Lopes, pelo presidente da Câmara de Baependi, vereador Francisco Eugênio Ribeiro, e pela Dra. Rytha de Cássia Coelho Abreu, defensora pública da Comarca de Baependi.

O homenageado recebeu a medalha Desembargador Hélio Costa do juiz da Comarca, além de diploma do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A indicação do agraciado se deu por uma comissão constituída em conformidade com a Resolução nº 411/2003 do TJMG. A comissão foi presidida pelo Juiz de Direito Diretor do Foro e composto pelos representantes do Ministério Público, Dr. Gustavo, da OAB/MG, Dr. Régis, pelo prefeito Hilton Luiz de Carvalho Rollo, pelo presidente da Câmara de Baependi, Francisco Eugênio, e pela Defensora Pública Dra. Rytha de Cássia.

Orlando é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha, tendo colado grau em 1991. Começou sua carreira no serviço público em abril de 1983, como escrivão da Polícia Civil, atuando em Três Corações e Baependi, permanecendo na função até julho de 1996. Em agosto do mesmo ano ingressou na Justiça Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Minas como atendente judiciário, atual técnico judiciário, atuando por oito anos no cartório eleitoral da 259ª Zona Eleitoral de São Lourenço. Em 2005 foi removido para a 20ª Zona Eleitoral de Baependi, aposentando-se em abril de 2017. Na Justiça Eleitoral, foi chefe de cartório por 21 anos. Seu propósito como servidor público foi exercer seu trabalho com profissionalismo, pautado nos valores éticos e morais que norteiam a carreira pública.

O juiz Dr. Fábio Garcia Macedo Filho falou do porquê da escolha do homenageado. “Você, Orlando, mais do que ninguém, é merecedor desta justa homenagem que fazemos. Você demonstrou, e sou prova disso, ao longo da sua carreira, ser um servidor exemplar, muito profissional, sempre executando suas atribuições de forma correta e com qualidade, sempre à luz das normas judiciais. Não posso deixar de relevar a extrema competência de Orlando, não só pela teoria e prática, mas também uma coisa muito importante que serve a todos: ele sempre procurou se aperfeiçoar”, falou o juiz.

Orlando também aproveitou a oportunidade para agradecer a homenagem. “Alguns meses depois de minha aposentadoria e de ter sido surpreendido por uma singela despedida promovida pelos meus amigos servidores desta casa, fui extremamente surpreendido novamente com essa homenagem, a maior honraria do Poder Judiciário. Fico muito feliz e gratificado, fui tocado profundamente em saber que meu simples trabalho realizado nesta comarca estava sendo reconhecido. Jamais imaginei receber qualquer tipo de homenagem. Receber essa medalha é uma demonstração de consideração ímpar, primeiro por ser uma homenagem do poder Judiciário, segundo por levar o nome do Desembargador Hélio Costa, ex-presidente do TJ, jurista de primeira linha. É realmente uma grande emoção receber essa medalha”, afirmou, emocionado, sendo aplaudido por todos os presentes.

Logo após a cerimônia, o homenageado recebeu os cumprimentos de familiares, amigos e colegas de judiciário no Salão do Tribunal do Júri Ministro José de Aguiar Dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s