A menos de uma semana de novas eleições, prefeito retorna ao cargo em Ibitiúra de Minas, MG

Prefeito e vice conseguiram liminar no TSE nesta terça-feira (28); recursos vão ser julgados na quinta-feira (30).

A menos de uma semana nas novas eleições marcadas para Ibitiúra de Minas (MG), o prefeito que havia sido eleito em 2016 e depois foi cassado, José Tarciso Raymundo (PSDB), e o vice, Romildo do Prado Bernardo (PSD), conseguiram uma liminar para voltar a ocupar os cargos no município. A decisão foi expedida nesta terça-feira (28) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), eles entraram com pedido de aguardar nos cargos a decisão de liminar de embargos de declaração em que questionam a cassação juntamente ao próprio TRE.

O ministro do TSE, Jorge Mussi, deferiu o pedido e concedeu liminar permitindo que prefeito e vice retornassem ao cargo até a votação dos embargos, que está marcada para esta quinta-feira (30), às 17h.

O juiz eleitoral de Andradas (MG), que responde pela comarca de Ibitiúra de Minas, Eduardo Soares de Araújo, se reuniu com o chefe do cartório e depois confirmou que as eleições do próximo domingo (3) estão mantidas no município.

Prefeito voltou ao cargo após liminar em Ibitiúra de Minas (Foto: Michel Diogo/Reprodução EPTV)

Prefeito voltou ao cargo após liminar em Ibitiúra de Minas (Foto: Michel Diogo/Reprodução EPTV)

Afastamento

José Tarciso Raymundo e Romildo do Prado Bernardo foram afastados dos cargos por abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2016. Os diplomas dos dois políticos foram cassados em decisão de 2ª instância no dia 12 de julho. No entanto, eles foram afastados somente em setembro, quando recursos foram negados.

O suposto abuso de poder político foi alvo de ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral. A ação apontou, entre outras irregularidades, o uso de maquinário público em propriedade particular, aquisição de terreno com promessa de edificação de casas populares, retirada de cascalho em troca de votos e reunião com funcionários municipais contratados e motoristas terceirizados exigindo apoio político e oferecendo transporte para eleitores no dia da eleição.

A decisão em 2ª instância, por 4 votos a 1, reverteu decisão de 1ª instância, que julgou a ação improcedente. O prefeito eleito obteve 1.423 votos, 49,1%.

Ibitiúra de Minas tem novas eleições marcadas para este domingo (3) (Foto: Reprodução EPTV)

Ibitiúra de Minas tem novas eleições marcadas para este domingo (3) (Foto: Reprodução EPTV)

 

Novas eleições

Como afastamento, um novo processo eleitoral foi determinado no município, que tem aproximadamente 3 mil eleitores. O presidente da câmara, Alexandre de Cássio Borges (PROS), que havia assumido a prefeitura interinamente, concorre com Luiz Antônio Pio (PR), que ficou em segundo lugar nas eleições 2016.

Fonte: G1 Sul de Minas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s