VI FESTA DAS CONGADAS DE CARVALHÓPOLIS

A já tradicional Festa de Congadas de Carvalhópolis foi, mais uma vez, um grande evento no município. A VI Festa das Congadas ocorreu no dia 05 novembro e recebeu visitantes, que puderam presenciar as manifestações de fé e cultura. O evento aconteceu no parque de rodeios e foi celebrado nos dias 03, 04 e 05, com eventos como shows e bingo.

O Congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil. Em Carvalhópolis, a tradição vem passando de geração em geração. Os ternos, como são chamados, têm tradição no município.

As congadas, os moçambiques e as marujadas são danças ou folguedos cortejos com cantigas de inspiração religiosa, acompanhamento musical essencialmente percussivo e coreografias que utilizam, na maioria das vezes, bastões simulando confrontos.

Apesar das diferenças de denominação, estes grupos folclóricos guardam características populares realizados, principalmente, nas Festas do Divino por meio de

erísticas comuns em canto, música, instrumentação, bailado e no louvor aos santos padroeiros. A tradição destes grupos é sincrética, misturando influências ibérica e africana. Os grupos louvam santos padroeiros dos negros, como São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

             Religiosidade e muita animação estiveram presentes, marcando de forma expressiva as festividades da tradicional Festa de Congadas de Carvalhópolis.

            No desfile dos Ternos das Congadas, a banda Marcial João Cesariano também teve a sua participação e abriu a festividade no domingo. Todos os presentes puderam aproveitar a festividade com toda a comodidade, as barracas ofereceram alimentação e ajudaram na divulgação da festa, além de ser ofertado alimentação aos congadeiros vindos de outras cidades na escola municipal.

Outro momento destaque da VI Festa das Congadas foi quando o Rei e a Rainha percorreram a cidade indo até a residência dos festeiros, além de acompanharem os ternos de congos. O diretor do departamento de Cultura, Alexandre D. Carvalho e o presidente das Congadas e responsável da organização do grupo de Carvalhópolis, José dos Reis realizaram com dedicação a festa que envolve a toda a comunidade.

A Festa das Congadas faz parte da cultura de Carvalhópolis e o município a cada projeto conquista pontos no ICMS Cultural, o que ajuda a manter e a melhorar os eventos celebrados. Essa importância foi frisada por Platinny, da empresa AME (Agência Mineira de Entretenimento), que está desenvolvendo junto ao Departamento de Cultura um trabalho em prol do desenvolvimento cultural de Carvalhópolis.

A realização da Festa das Congadas foi do Departamento de Cultura junto com a Prefeitura Municipal de Carvalhópolis.

Informações: Departamento de Cultura

Fotos: Prefeitura Municipal de Carvalhópolis

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s