SÃO JOÃO DEL-REL COMEMORA 304 ANOS EM 8 DE DEZEMBRO

Fundada em 1713, a cidade histórica de São João del-Rei comemora 304 anos no dia 8 de dezembro, com vários eventos culturais e de lazer. Conhecido pela música e pelos sinos das igrejas barrocas, que predominam na cidade, o município nasceu e cresceu com a exploração de ouro. Com o fim das minas, passou por duas fases distintas de crescimento econômico: o comércio atacadista de gêneros alimentícios e a implantação de indústrias têxteis que substituíram o ouro e outros minerais.

Atualmente, tem uma economia diversificada, tornou-se uma cidade universitária – uma federal e outra particular, que envolve um segmento flutuante de 15 mil pessoas, numa população total de 89 mil habitantes, segundo a estimativa de 2016 do IBGE.

Conta com duas siderúrgicas de capital internacional de alta tecnologia, indústrias de móveis e de peças decorativas de estanho, produz 44 milhões de litros de leite – daí o apelido de ‘São João dos Queijos’ – sedia também o Batalhão de Infantaria de Montanha do Exército, uma unidade de elite das Forças Armadas, e o Batalhão da Polícia Militar, além de um pujante comércio varejista e atacadista que atende a toda região dos Campos das Vertentes.

Programação.

Terra de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e do ex-presidente Tancredo Neves, São João del-Rei, comemora os 304 anos com diversos festejos, organizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Na sexta-feira, aniversário da cidade e feriado religioso da Imaculada Conceição (Nossa Senhora da Conceição), haverá a procissão depois da missa das 18h, saindo da igreja de São Francisco de Assis; inauguração da iluminação de Natal e a Feira de Artesanato, na estação ferroviária da Maria Fumaça; Corrida Comemorativa dos 304 anos, uma meia maratona com 21 km, saindo às 8h da Avenida Presidente Tancredo Neves; às 15h, no Teatro Municipal, espetáculo de dança com Sabrina Margotti. E das 9h às 22h, Cultura na Praça, na Rua Juventino Benfenatti, em Matosinhos, também nos dias 9 e 10.

Este ano, a prefeitura descentralizou os eventos. No dia 2, na Biquinha, haverá Rua de Lazer e Reggae Periferia, às 14h. No dia 3, na Praça do Senhor dos Montes, às 20h, o Grupo Huma; na Praça da Cohab, MC Tico e Rua de Lazer. E outros eventos, nos dias seguintes, em frente da igreja de São José, no Tijuco; atrás da Estrada das Goiabeiras; nas praças do Bonfim e de Matosinhos; no Barro Preto, no Pirulito e na Praça do Cristo.

A peça infantil ‘O Mágico de Oz’ terá duas sessões no dia 6, no Teatro Municipal: às 15h e 19h. A programação se estende até os dias 23 e 24, vésperas de Natal, com a Exposição de Artigos Religiosos, das 9h às 18h, na estação ferroviária.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de São João del-Rei

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s