O último domingo, 26 de novembro, foi dia de música em Tiradentes. A Prefeitura e a Orquestra e Banda Ramalho realizaram o segundo Encontro de Bandas de Tiradentes, que resgatou o evento que não acontecia desde o ano de 2007. Porém historicamente, em 2010 houve o até então mais recente encontro de bandas na cidade, mas este de forma comemorativa aos 150 anos de fundação da Orquestra e Banda Ramalho.
Nesse segundo encontro participaram recebemos a participação de diversas bandas da região: Lira de Nossa Senhora das Dores (Dores de Campos), a Corporação Musical de São Sebastião de Santa Cruz de Minas e a Banda Ramalho nossa anfitriã.
Iniciamos o Encontro recebendo as bandas com um café da manhã na Escola Municipal Marília de Dirceu, em seguida fizemos o desfile das bandas vindo da Rua dos Inconfidentes para o Largo das Forras onde o Prefeito, o Secretário de Cultura e Turismo e o Superintendente de Cultura deram boas vindas às bandas presentes. Logo depois ouvimos o Hino Nacional Brasileiro executado pelo “Bandão” (todas as bandas juntas) e o Dobrado Dois Corações. Em seguida as Bandas fizeram suas apresentações individuais, cada uma executou 6 obras.
No final foram entregues os troféus de participação para cada banda e músico com mais tempo de participação em cada uma delas. Depois foi servido um almoço para os participantes na Escola Municipal Marília de Dirceu.
Para o Prefeito José Antônio o Encontro vem atender uma antiga demanda cultural da cidade, além de ser mais um ato em que se comprometeu a fazer enquanto Prefeito, “nosso lema principal é resgatar a história e construir um novo tempo, e com este Encontro de Bandas estamos fazendo isso, resgatando nossa história, e consequentemente valorizando nossa cultura musical”.
Gostaríamos de agradecer as bandas que participaram, a Orquestra e Banda Ramalho pela realização conjunta com a Prefeitura e a todos os servidores municipais que ajudaram na organização.
Fonte: Prefeitura Municipal de Tiradentes