Na noite do dia 21 de novembro, a equipe da Rede de Proteção Social do município se reuniu com representantes de várias instituições de São Lourenço e convidados, com o objetivo de lançar a campanha “Quem ama, cuida” e multiplicar ideias que possam combater e prevenir o alto índice de suicídio que alarmou a cidade e região nos últimos meses.
A campanha consiste em aproximar as pessoas, sensibilizar a importância de um simples gesto de apoio, cuidar e deixar ser cuidado, trazer o outro para perto, ouvir e deixar ser ouvido, ajudar ao próximo dentro comunidade em que vivemos.
No caso dos jovens, promover ações que os envolvam, que tragam sentido à vida, seja através de ações de apoio social, através do esporte, ou projetos que despertem o interesse e vontade de fazer o bem ao próximo. A proposta é unir a população em prol de um bem maior: A VIDA. Por isso, a campanha está aberta a todos que quiserem colaborar de alguma maneira.
Durante o encontro, a participação dos convidados foi de grande importância para complementação do que já está sendo trabalhado pela Rede. As propostas giram em torno do apoio aos jovens e adolescentes, através das escolas e instituições, prestando suporte também aos pais e familiares. As equipes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Conselho Tutelar já estão trabalhando e prestando todo apoio necessário às famílias em situação de risco.
Uma grande conquista será a vinda do Centro de Valorização à Vida (CVV) para São Lourenço, um local que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
Fonte e foto: Ascom Prefeitura Municipal de São Lourenço