SANTA RITA DE JACUTINGA REALIZA A I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Com o tema “A construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a Implementação dos Planos de Educação”, a secretaria municipal de Educação de Santa Rita de Jacutinga, com o apoio da Conferência Nacional de Educação, do Conselho Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal, organizou a I Conferência Municipal de Educação. O momento reuniu autoridades municipais, representantes do setor educacional e membros da comunidade santarritense.

A I Conferência Municipal de Educação em Santa Rita de Jacutinga foi preparatória às etapas territoriais e estadual da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (CEEMG), da CONAE 2018 (Conferência Nacional de Educação) e da CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação).

            Durante a cerimônia de abertura, a secretária municipal de Educação, Ester Menezes, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença de todos. “Na educação não pode haver partidarismos, lutamos pelo mesmo objetivo que é propor políticas para a garantia do direito de educação de qualidade social, pública, gratuita, democrática e laica. Foi com esse intuito que foi elaborado o Plano Decenal de Educação para ir além de governo, para ultrapassar os períodos eleitorais” informou a secretária, que costuma citar um proverbio africano “‘é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança’ e hoje nós temos a prova disso, nós precisamos da comunidade, nós precisamos de todos e de tudo para educar uma criança”, frisou a secretária Ester Menezes.

            O vice-prefeito Alexsandro Landim Nogueira e o padre Márcio Aurélio Neves também revelaram sobre a importância do congresso, além de destacaram a presença de tantos santarritenses. Em momento de destaque foi realizada a apresentação da aluna Rebecka, do 7º ano, acompanhada do regente Breno Oliveira, com a música Trem Bala.

            Após, todos puderam acompanhar a leitura do regimento interno que citou sobre os objetivos, estrutura, organização, metodologia, entre outros tópicos da conferência.

            Com o tema “A construção do Sistema Integrado de Educação Pública e a Implementação dos Planos de Educação”, a analista educacional da SRE/Barbacena, professora Renata Viol, falou sobre o contexto das conferências municipais que são etapas preparatórias para a conferência territorial, a conferência estadual e a etapa nacional. A palestrante mencionou sobre o contexto e fez uma pequena explanação sobre os eixos, sendo: I – Planos decenais e SEE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; II – Plano decenais e SEE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; III – Planos decenais, SEE e gestão democrática: participação popular e controle social; IV – Planos decenais, SEE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; V – Planos decenais, SEE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; VI – Planos decenais, SEE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; VII – Planos decenais, SEE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; VII – Planos decenais, SEE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social e o IX – Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais – SIEP/MG.

            Após a palestra, os presentes dividiram-se em grupos e discutiram os eixos propostos. Em plenária, os grupos indicaram as prioridade de cada eixo e houve também a eleição dos delegados. O encerramento da conferência foi realizado com a apresentação da banda Comupem / Fame, das Escolas Municipais ‘Padre Machado’ e ‘Dona Antônia de Almeida’.

Fique atento às próximas etapas: a etapa territorial ocorrerá dia 25 de novembro, em Santos Dumont. A Conferência do Estado de Minas Gerais ocorrerá em março de 2018, além da Conape (Conferência Nacional Popular de Educação), que acontecerá em abril de 2018 e a Conae (Conferência Nacional de Educação), que acontecerá em novembro de 2018.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s