Toninho Andrada ministra palestra em Cambuquira

Alunos do ensino médio, professores e equipe da prefeitura participaram do momento

A Escola Estadual Clóvis Salgado, de Cambuquira, recebeu na quarta-feira, 1º de novembro, uma palestra com Antônio Carlos Doorgal de Andrada, conhecido como Toninho Andrada. Participaram do momento alunos do ensino médio da instituição, professores e equipe da Prefeitura Municipal de Cambuquira.

Durante a palestra, Toninho abordou a atual crise que o país enfrenta e como todos nós podemos enfrentá-la. “Precisamos falar um pouco desse momento que o Brasil está vivendo, onde só ouvimos coisas ruins. Isso faz com que os jovens não queiram discutir esses assuntos relacionados à política, economia, etc, e com isso aumentamos o problema”, afirmou. Toninho também explicou o papel do jovem nessa mudança. “Só vamos conseguir enfrentar isso enfrentando o problema. Nossa maneira de pensar deve ser diferente, e os jovens têm função enorme. Daqui a pouco, vocês serão os responsáveis de gerir a sociedade, seja trabalhando na prefeitura, sendo professor, dirigindo uma escola. Vocês têm que ter isso em mente e buscar a compreensão do valor de um cidadão”, esclareceu.

O ex-presidente da AMM e do Tribunal de Contas também falou da importância do voto para mudarmos o cenário brasileiro. “Se o Brasil produz tanto político ruim, o problema está em Brasília? Também. Mas é mais grave o que faz surgir esses políticos, o nosso sistema político que é ruim, é preciso mudar o cenário. E o primeiro passo para essa mudança é usar o principal instrumento de cidadania que temos: o direito do voto. É um instrumento poderoso que coloca todos em pé de igualdade, um momento mágico do sistema brasileiro. É o dia em que todos são iguais, ninguém é mais forte. Ao invés de nos afastarmos e querer jogar fora o voto, estamos abrindo mão de um instrumento poderoso e é através dele que temos como mudar o país”, explicou. Durante a palestra, Toninho Andrada frisou a importância do investimento em educação, afirmando que este é o maior patrimônio que se pode ter na vida.

A secretária municipal de Educação, Dinéa Maria de Liz Eduardo, afirmou que a prefeitura está fazendo uma parceria com a Unipac, da qual o pai de Toninho Andrada, Bonifácio Andrada, é reitor. “A prefeitura está fazendo uma parceria com a Unipac para trazer a faculdade para Cambuquira, para que os alunos da cidade não precisem mais pegar estrada para estudar. Queremos trazer cursos para nossos alunos e também especialização para os professores”, anunciou a secretária.

Toninho Andrada é advogado e professor universitário, especializado em Direito Constitucional e Ciência Política. Tem especialização ‘lato sensu’ em Controle da Administração Pública (CAD/Gama Filho) e em Direito Público (PUC/MG), e mestre em Direito e Instituições Políticas (Fumec). Foi vereador (1989/1992) e prefeito de Barbacena (1993/96), diretor da Faculdade de Direito de Ubá (1997), vice-reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, de Barbacena (1997/98), assessor especial do governador do Estado (1997/98) e deputado estadual por duas legislaturas (1999/2002 – 2003/2006), período em que ocupou a secretaria geral do PSDB de Minas Gerais e a liderança do partido do parlamento mineiro. No período em que atuou como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado afastou-se das atividades políticas e partidárias (2006/2012). Renunciou ao cargo das Cortes de Contas e concorreu às eleições municipais, elegendo-se prefeito de Barbacena (2013/2016).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s