Encontro de Canionismo reúne esportistas e conscientiza sobre preservação do meio ambiente em Baependi

Esportistas de vários pontos do país se reúnem até domingo para desbravar cânions e as águas de Baependi (MG).

Esportistas de vários pontos do país se reúnem neste final de semana para desbravar os cânions e as águas de Baependi (MG) por meio do canionismo, uma espécie de esporte anfíbio em que os praticantes exploram o leito de um rio ou cânion. As trilhas podem acontecer em leitos abertos ou fechados por paredes rochosas, o que aumenta a dificuldade da trilha percorrida.

– A gente caminha no leito do rio e aonde tem cachoeira e obstáculos a gente transpõe isso com a utilização de cordas – explica o coordenador do evento, Bruno Dias.

O esporte surgiu na França no século XIX e chegou ao Brasil no final dos anos 1980. O Encontro Brasileiro de Canionismo, que está na sua 15ª edição, começou na última quinta-feira (2) e acontece até o próximo domingo (5) e deve percorrer vários pontos da zona rural de Baependi.

Esportistas exploram leitos dos rios em Baependi, MG (Foto: Divulgação)

Esportistas exploram leitos dos rios em Baependi, MG (Foto: Divulgação)

 

Os esportistas vão participar de oficinas e de prática de campo passando pelos cânions e pelo leito dos rios que passam pela região. Em cerca de 7 horas de caminhada, eles devem percorrer até 3 quilômetros em grupos que variam de seis a 12 pessoas.

– Nós vamos sair pelo Cânion do Juju, um dos principais aqui na região, passando pela nascente do Rio Piracicaba. A gente entra na nascente do rio, no ponto mais alto e vamos seguindo os obstáculos do rio até ele desembocar – diz Bruno.

Além da prática do esporte em si, os participantes vão discutir a importância da preservação do meio ambiente, especialmente na região onde eles irão percorrer durante o evento.

Fonte: G1 Sul de Minas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s