Segunda-feira, 30 de outubro

Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado.

Quase 72 mil desaparecimentos foram registrados no Brasil no ano passado. O dado é inédito e faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será apresentado hoje. O G1 antecipa alguns números. O levantamento também traz um retrato da epidemia de violência no país. Em 2016, 437 policiais civis e militares perderam a vida em confrontos ou fora de serviço, um aumento de 17% em relação a 2015. Por outro lado, 4.224 pessoas foram assassinadas por policiais, o maior número em 8 anos. No Rio de Janeiro, onde está a polícia que mais morre e a 2ª que mais mata no país, a violência tomou conta do noticiário no fim de semana mais uma vez.

Mais violência

Na Rocinha, pelo menos duas pessoas foram baleadas. Ontem, um homem morreu após trocar tiros com policiais. Segundo a PM, ele portava uma pistola com o número 157 estampado, o que seria uma referência a Rogério 157, chefe do tráfico na comunidade. No sábado, um mototaxista foi ferido na coxa. Ele está internado.

Homem baleado estava carregando uma pistola calibre .9mm com o número 157 estampado (Foto: Divulgação/Twitter PMRJ)

Homem baleado estava carregando uma pistola calibre .9mm com o número 157 estampado (Foto: Divulgação/Twitter PMRJ)

Na Zona Norte, uma cena macabra. Dois corpos foram esquartejados e deixados dentro de um pacote na entrada da favela do Pica-Pau, em Cordovil. A barbárie seria uma retaliação de traficantes após um adolescente ser executado por bandidos rivais. Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra a invasão da favela, ocorrida na sexta. Assista abaixo. Na Penha, uma estudante de 17 anos morreu baleadaem uma tentativa de assalto. Ela estava no carro com o namorado. Em São Gonçalo, um militar da Marinha foi morto a tiros por um policial civil.

Bandidos filmam invasão da favela em Cordovil

Bandidos filmam invasão da favela em Cordovil

A saúde do presidente

O presidente Michel Temer  (Foto: Eraldo Peres/AP)

O presidente Michel Temer (Foto: Eraldo Peres/AP)

O presidente Michel Temer deve deixar hoje o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No sábado, ele passou por uma cirurgia na próstata porque estava com retenção urinária. O problema fez com que o presidente fosse internado na semana passada, no mesmo dia em que a Câmara rejeitou a 2ª denúncia contra ele. Temer só deve retornar a Brasília na quarta. Até lá, ficará descansando em São Paulo.

Semana mais curta

Com um feriado na quinta e a viagem de Rodrigo Maia ao exterior, a Câmara deve ficar vazia nesta semana. Já o Senado tem um assunto importante na pauta: um projeto de lei que cria regras para o funcionamento dos aplicativos de transporte, como Uber, Cabify e 99. A votação pode ocorrer na terça.

Conflitos na Amazônia

Sede do Ibama em Humaitá foi incendiada por grupo (Foto: Raolin Magalhães/Rede Amazônica)

Sede do Ibama em Humaitá foi incendiada por grupo (Foto: Raolin Magalhães/Rede Amazônica)

O clima está tenso na cidade de Humaitá, no Amazonas. Prédios e veículos do Ibama e do Instituto Chico Mendes foram incediados após uma operação contra o garimpo ilegal no Rio Madeira. Militares e policiais federais foram enviados à região para reforçar a segurança. Os órgãos ambientais decidiram retirar suas equipes da cidade.

Incêndio controlado

Foram controladas as chamas que consumiam a vegetação na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Segundo o chefe do parque, a chuva que caiu no fim de semana ajudou. O Instituto Chico Mendes diz que 68 mil hectares foram atingidos.

Polícia atira em polícia

Quatro policiais foram presos suspeitos de atirarem por engano em um delegado no Tocantins. Eles buscavam suspeitos de roubar um carro-forte. O delegado levou três tiros e perdeu parte de uma orelha, mas já teve alta. Ele narrou o episódio ao G1“Me falaram para deitar no chão e apontaram as armas. Aí falei que era delegado”.

Reta final

App G1 Enem tem jogo de perguntas para os candidatos treinarem para o exame (Foto: G1 )

App G1 Enem tem jogo de perguntas para os candidatos treinarem para o exame (Foto: G1 )

A 1ª prova do Enem será no próximo domingo, e o G1 mostra quais foram os temas mais cobrados nas provas de ciências humanas entre 2009 e 2016.

Niterói

Mais de 370 mil eleitores estavam aptos ontem a decidir sobre o uso de armas de fogo pelos guardas municipais. Niterói foi a primeira cidade do país a ouvir sua população sobre o tema. De acordo com a prefeitura, a opção pelo ‘não’ recebeu 13.478 votos, contra 5.478 votos para o ‘sim’. Entre os votantes, 25 moradores votaram nulo e oito, em branco.

Brasileirão

Vai esquentar a reta final do campeonato. Após mais uma derrota, o líder Corinthians pode ver a diferença cair para 3 pontos hoje, já que o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro. Assista abaixo aos gols do Fantástico e veja a classificação.

Gols do Fantástico: Corinthians perde e Palmeiras pode diminuir distância

Gols do Fantástico: Corinthians perde e Palmeiras pode diminuir distância

É tetra!

O piloto inglês Lewis Hamilton comemora o 4º título mundial da Fórmula 1 (Foto: Mark Thompson/Getty Images North America/AFP)

O piloto inglês Lewis Hamilton comemora o 4º título mundial da Fórmula 1 (Foto: Mark Thompson/Getty Images North America/AFP)

Lewis Hamilton fez o que precisava. Chegou em 9º no GP do México e faturou o 4º título mundial porque Vettel terminou a corrida na 4ª colocação. Os rivais tiveram uma corrida de recuperação após se tocarem e precisarem voltar para os boxes ainda na 1ª volta. Verstappen venceu.

Curtas e rápidas

Hoje é dia de…

  • Dia do Comerciário

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s