FESTA DAS CONGADAS DE CONCEIÇÃO DO RIO VERDE – TRADIÇÃO E RELIGIOSIDADE

No dia 22 de outubro o município de Conceição do Rio Verde viveu de muita tradição, cultura e religiosidade com a tradicional Festa das Congadas.

A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Esse fenômeno cultural é conhecido como sincretismo religioso: entidades dos cultos africanos eram identificadas aos santos do catolicismo. Assim, a Igreja, as autoridades e os senhores de engenho em geral aceitavam ou prestigiavam a solenidade.

Animada por danças, cantos e música, a procissão acabava numa igreja (em geral, as de irmandades de negros, como Nossa Senhora do Rosário) onde, com a presença de uma corte e seus vassalos, acontecia a cerimônia de coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola – uma personagem da história africana, a Rainha Njinga Nbandi, do século 17. Esses autos, contudo, não existiram no território africano.

            Promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer o encontro em Conceição do Rio Verde chegou a sua XXIII edição e é uma forma de manter a tradição, bem como a confraternização de todos os congadeiros.

            Participaram do encontro os ternos Congada Nossa Senhora do Rosário, Congada São Benedito, Congada da Irmandade de São Benedito e Congada Nazaré todos da cidade de Conceição do Rio Verde.  Também esteve presente a Associação Cultural Esportiva Cambuquirense e o Grupo Afro, também de Cambuquira.

            Assistiram o desfile o prefeito interino de Conceição do Rio Verde, Pedro Paulo, o presidente interino da Câmara Municipal, Ricardo Alves Carneiro e a vereadora Elizabete Cristina da Silva.

            Os ternos presentes desfilaram pelas principais ruas do município e atraíram olhares dos conceiçoenses e visitantes que puderam presenciar um lindo encontro de Congadas que já é tradição na cidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s