CÂMARA MUNICIPAL INAUGURA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE BOM JARDIM DE MINAS

A Câmara Municipal de Bom Jardim de Minas inaugurou, na noite do dia 19 de outubro, sua Escola do Legislativo. A conquista foi celebrada com muito entusiasmo por todos os presentes, sendo que Bom Jardim de Minas está entre os 48 municípios de Minas Gerais que possuem a escola que teve início na Assembleia de Minas, em 1992.

A Escola do Legislativo tem o objetivo de aproximar a Câmara do Cidadão, fortalecendo o processo legislativo e destinando formação técnica e política a todos, contribuindo para a democracia. Além disso, desenvolve projetos a fim de aprofundar conhecimentos sobre política e Poder Legislativo.

A sessão de inauguração contou com a presença de autoridades executivas, legislativas de Bom Jardim de Minas e autoridades legislativas representando as cidades de Rio Preto, Ewbank da Câmara, Olaria, Pedro Teixeira, Liberdade, Passa Vinte, Piedade do Rio Grande e Belo Horizonte. O deputado estadual Dalmo Ribeiro, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, também esteve presente na cerimônia.

Dando início à sessão, o presidente da Câmara, vereador Francisco Neto Caetano (Canário), saudou as autoridades e declarou aberta a 1ª Sessão Solene para a instalação da Escola do Legislativo. A Corporação Musical Bonjardinense, regida pelo maestro Marcio Marques, encantou aos presentes com a execução dos hinos Nacional e de Bom Jardim de Minas.

Em discurso, o presidente da Câmara Municipal, agradeceu a Deus pelo momento especial, e aos seus familiares e amigos pelo apoio e presença. Em sua fala, o presidente vereador Francisco Neto Caetano (Canário) frisou sobre a criação da escola do Legislativo de Bom Jardim de Minas expressando que o objetivo da instituição é desenvolver atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural e profissional dos vereadores, servidores públicos e diversos segmentos da sociedade. “A iniciativa prevê programas de formação, aperfeiçoamento e especialização por meio de projetos de educação política e mecanismos de participação popular”, frisou.

“É papel do legislativo ajudar a formar cidadãos conscientes de sua importância no exercício da democracia”, destacou o presidente que ainda mencionou que a criação da escola em Bom Jardim de Minas foi abraçada por todos os vereadores, “Essa legislatura entra para a história de Bom Jardim de Minas, com a modernização do legislativo”, completou.

A coordenadora do Núcleo de cooperação interinstitucional e gestora do Projetos da Escola Legislativa – ALMG, Dra. Marlei Rodrigues informou sobre a Escola do Legislativo e sua importância. “A Escola tem a função de qualificar o seu servidor para que ele exerça melhor a sua função e proporcionar formas criativas e democráticas de pensar, de agir, incentivar a participação democrática. A cidade que recebe a Escola do Legislativo é uma cidade privilegiada, essa Escola vem para trazer transparência no trabalho dos parlamentares, facilita a participação da sociedade. A sociedade estará aqui dentro, através de cursos, seminários, debates”, informou.  “A escola vem para qualificar e formar esse elo entre a sociedade e o legislativo; produz conhecimento sobre o poder legislativo, e mostrar a população o que é o poder legislativo”, revelou Dra. Marlei Rodrigues.

No momento foi realizado a escolha do coordenador da Escola do Legislativo, onde todos os vereadores elegeram o vereador Sebasttião Flávio de Paula. Em suas primeiras palavras como coordenador, o vereador Sebasttião Flávio de Paula fez um agradecimento aos vereadores por confiarem essa missão. “A instalação da Escola do Legislativo representa um grande avanço para os debates de políticas públicas em nosso município, tornando democrático o saber, qualificando os servidores públicos, vereadores e a população em geral para o exercício da cidadania, da democracia, e muito especialmente servindo para difundir o conhecimento sobre o funcionamento e a importância do Poder Legislativo”, informou o coordenador.

Ainda em sua palavra, o coordenador agradeceu ao presidente da Câmara, vereador Canário pelo empenhou e busca incessante para a instalação da Escola do Legislativo, além do apoio e grande auxilio do deputado estadual Dalmo Ribeiro. “É de suma importância essa escola para o município, marca, realmente, um processo de democratização da política em nossa região. A nossa escola vai estar aberta a todos tanto a sociedade civil como o poder público. Está na hora de fazermos uma mudança na política e é o principal intuito da Escola do Legislativo isso, mudar a forma de se fazer política”, citou.

Ainda em sessão, vereador Sebastião Flávio de Paula anunciou a escolha da vice-coordenadora da Escola do Legislativo de Bom Jardim de Minas, a servidora Ana Mara da Silva. O coordenador também anunciou que em breve será informado o início das atividades da escola.

O deputado estadual Dalmo Ribeiro, que participou ativamente do processo de instalação da Escola do Legislativo em Bom Jardim de Minas, em uso da palavra frisou sobre a Escola “uma ferramenta, um instrumento inovador que é, com certeza, é a discussão maior da política, da ética, da transparência, principalmente neste momento tão importante que a pátria nos chama”, colocou. O parlamentar ainda disse sobre a importância do envolvimento da comunidade com os cursos “Daqui para frente teremos nesta Casa Legislativa um plenário repleto de participantes, recebendo a juventude, a terceira idade, para discutir políticas públicas. Isso que estamos querendo, um instrumento formador”, citou.

“Usem da nossa Assembleia, a partir de agora vocês serão os nossos parceiros, porque vocês fazem parte da nossa Escola, não existe professor, não existe aluno, todos estamos em um aprendizado só. Queremos discutir políticas públicas com vocês, queremos debater, fazer reciclagem, com os servidores, com a população. Vocês podem ter certeza, estamos passando uma das páginas mais bonitas do legislativo dessa querida terra!”, concluiu.

Ao final, as autoridades presentes citaram sobre a importância da instalação da Escola do Legislativo, frisando seu valor à comunidade. No momento também foram realizados agradecimentos ao presidente da Câmara, aos Vereadores e ao Deputado Dalmo Ribeiro.

Na sessão também foi entregue pelo deputado estadual Dalmo Ribeiro um documento que formaliza a indicação do parlamentar para recursos a Bom Jardim de Minas, no valor de R$100.000,00, convênio firmado com o Ministério da Saúde destinado ao custeio de ações na área da saúde. O pedido realizado pelos vereadores de Bom Jardim de Minas foi concretizado, sendo que a primeira parcela do valor já foi efetuada.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s