Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado.
Mercado de votos. Às vésperas da votação da 2ª denúncia, Temer aumenta a pressão sobre aliados e assume balcão de negociações em Brasília. Ontem à noite, o presidente recebeu deputados no Palácio da Alvorada, em uma tentativa de identificar parlamentares que votaram contra a 1ª denúncia, em agosto, e que agora podem mudar de posição. Hoje, o relatório que recomenda o arquivamento da denúncia será lido em plenário. O procedimento é a última etapa antes da votação, que está marcada para amanhã. Ainda em Brasília, ministros do STF discutirão o pedido do ex-ativista Césare Battisti para evitar extradição.
Presidente denunciado
O presidente Michel Temer (Foto: Marcos Corrêa / PR)
Para que a sessão da Câmara seja aberta e comece a leitura do relatório da CCJ é necessário que ao menos 51 dos 513 deputados estejam presentes em plenário. Na denúncia, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), Temer, Padilha e Moreira são acusados do crime de organização criminosa. Contra o presidente também é atribuído o crime de obstrução de Justiça.
- Temer se reúne com deputados e indica placar da votação da denúncia
- ANDRÉIA SADI: Presidente assume balcão de negociações
- CAMAROTTI: Padilha mapeia votos e contém sangria na base
- Mais CAMAROTTI: Para garantir votos, Temer sinaliza com mudanças em ministérios
- Entenda a denúncia contra Temer por organização criminosa e obstrução de Justiça
Congresso
Senadores e deputados se reúnem para discutir 6 vetos presidenciais, incluindo um parcial ao projeto de lei do Orçamento de 2018, e projetos de lei que abrem crédito extraordinário para diversos ministérios.
- No Senado, estão previstas discussões sobre o projeto que regulamenta o Uber, a proposta que cria as polícias penitenciárias federais, estaduais e distrital e o projeto que altera a legislação eleitoral para instituir o voto distrital misto nas eleições proporcionais.
Cesare Battisti
Cesare Battisti (Foto: G1 )
A 1ª Turma do STF discutirá na sessão de hoje um pedido da defesa do ex-ativista político Cesare Battisti, que quer evitar uma eventual extradição do italiano. Os ministros devem decidir se o governo pode rever a decisão de 2010 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recusou a extradição de Battisti.
Contrabando
Mais de R$ 1,7 bilhão em mercadorias e veículos contrabandeados foi apreendido pela Receita Federal até setembro. O número é um recorde. As apreensões ocorreram nas aduanas (portos, aeroportos e unidades de fronteira terrestre).
Processos trabalhistas mais caros
(Foto: Valdecir Galor/SMCS)
A nova lei trabalhista trará mudanças para o trabalhador que entrar na Justiça. Na prática, o processo pode ficar mais caro para o empregado e deve inibir pedidos sem procedência.
Curtas e Rápidas
- Salão de Tóquio: G1 mostra as novidades em tempo real
- Enem: Bruna Vieira – escritora, blogueira e youtuber – dá três dicas para a redação
- Guia de carreiras: ‘Tenham paciência, o retorno financeiro vem a longo prazo’: especialista dá dicas para quem quer fazer ciências contábeis
- Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, anuncia a retomada do Prêmio Jovem Cientista
- Xi Jinping discursa no encerramento do Congresso do PC Chinês. O G1 acompanha
- Guardanapo rabiscado por Einstein vai a leilão
- Blog do Valdo Cruz: Planejamento quer adiar reajuste de salários mais elevados do Executivo
- Blog da Mariza Tavares: Não podemos dividir os velhos entre vencedores e perdedores
- Blog da Lia Salgado: Vale a pena fazer concurso público?