Governo do estado anunciou acordo entre oito instituições para combater ataques.
Boa parte dos ataques a caixas eletrônicos no estado aconteceram no Sul de Minas. De acordo com a Polícia Militar, dos 120 ataques registrados neste ano, 51 aconteceram na região. O índice representa mais de 40% dos crimes registrados em todo o estado.
Em comparação com os nove primeiros meses do ano passado, os ataques a caixas eletrônicos aumentaram 42,5% no Sul de Minas. Em contrapartida, o estado registrou queda de 36,5%. Em 2016, foram 189 crimes de janeiro a setembro. Em 2017, foram 120.
O ataque mais recente foi registrado em Bom Sucesso (MG) na madrugada do dia 12 de outubro. Bandidos explodiram caixas eletrônicos de duas agências da cidade. Na mesma cidade, em abril, outra agência já havia sido atacada.
40% das ocorrências de explosão de caixas foram registradas no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)
Os ataques têm afetado a rotina dos moradores e a orientação é que os clientes procurem agências de cidades vizinhas. Na agência do Banco do Brasil, saques e pagamentos não estão sendo realizados.
Para tentar combater as quadrilhas, o governo do estado divulgou um acordo assinado por oito instituições, dentre elas as polícias Militar, Civil e Federal.
Segundo o delegado Leandro Costa, essas medidas precisam ser tomadas o quanto antes, já que a ação das quadrilhas está cada vez mais violenta.