COMENDA OLEGÁRIO MACIEL É ENTREGUE EM PASSA QUATRO

IMG_6590Em sua terceira edição, o município revive um dos principais acontecimentos históricos do país

 

Um dia de grande significado ocorreu em Passa Quatro, no dia 03 de outubro, onde foi realizado a solenidade de outorga da 3ª edição da Comenda de Mérito “Olegário Maciel” – marco da renovação da Primeira República Brasileira. O objetivo da solenidade é resgatar a memória das ações militares e políticas transcorridas nas revoluções de 1930 e 1932, no município de Passa Quatro, que contaram com a presença de tropas da força pública do estado de Minas Gerais, hoje Polícia Militar do estado de Minas Gerais.

A data de 3 de outubro não foi meramente escolhida: ela marca o início da Revolução de 1930 e o fim do movimento de 1932. A entrada de Minas Gerais na Revolução de 1932 deu-se sob a liderança de Olegário Maciel, para garantir a unidade nacional e o governo provisório de Getúlio Vargas. O movimento é considerado o maior conflito armado ocorrido no país no século XX. Passa Quatro foi absolutamente estratégica para o movimento por sua localização, uma vez que liga os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi no solo de Passa Quatro, mais especificamente no entorno do túnel da Serra da Mantiqueira, onde aconteceram os combates mais violentos. A ação ocorrida em Passa Quatro em menos de 20 dias vitimou 42 militares e deixou mais de mil feridos e doentes.

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo, militares, e membros da comunidade passaquatrense e da região.

A Comenda de Mérito “Olegário Maciel” destina-se a homenagear pessoas, falecidas ou não, e instituições, que tenham prestado serviços relevantes à comunidade passaquatrense, bem como se dedicado ao serviço público, ao desenvolvimento político, científico, cultural, artístico, econômico e social na cidade de Passa Quatro.

A outorga da comenda Olegário Maciel é um interesse dos munícipes de Passa Quatro em rememorar esses fatos históricos, restaurando os monumentos que aqui ainda existem, relacionados com a Revolução de 30 e 32, tais como o túnel da Mantiqueira, a estação coronel Fugêncio, a estação Manacá e a estação Central de Passa Quatro, e transformá-los em pontos de visitação turística, memorial histórico e museu nacional.

A solenidade cívico-militar condecorou com a comenda Olegário Maciel, em primeira chamada: Comandante da Quarta Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Alexandre Nocelli; Comandante da Sexta Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Giovani de Souza Silva; Comandante da Décima Sétima Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Cássio Antônio Fernandes; o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Icm-Bio; o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico- Iepha; Lar dos Velhinhos de Passa Quatro e o senhor Manuel Duarte. Em segunda chamada foram condecorados: José Pereira da Silva, In Memorian, representado pela filha, senhora Edda Pereira Courbassier; Francisca Carneiro, In Memorian, representada pela sobrinha, senhora Maria de Fátima Carvalho; senhora Regina Scianni Romano; senhor Décio Lopes da Motta; senhor João Ribeiro; senhor José Ribeiro Neto e o senhor Aurílio Fernandes Lima.

Diante o momento, o Comandante da 17ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel da Polícia Militar Cássio Antônio Fernandes falou sobre o acontecimento vivido em Passa Quatro. “Um exemplo que o município de Passa Quatro dá ao Brasil de lembrar os feitos daqueles antepassados que se sacrificaram, que lutaram, nas condições de seu tempo, no entendimento de seu tempo, no contexto de seu tempo. E muitas vezes nós vemos em outras localidades serem esquecidos”, frisou o comandante. Ao final, o coronel da Polícia Militar Cássio Antônio Fernandes ofereceu sua continência aos “bravos de 1932”.

O prefeito de Passa Quatro, Antonio Claret Mota Esteves disse da honra da condecoração a todos os agraciados. “Passa Quatro se sente orgulhosa de poder contar com vocês no trabalho do dia a dia e na dignidade de cada um dar a sua contribuição para o desenvolvimento do município”, citou o prefeito que ainda sobressaiu que “a cidade sente-se feliz em estar homenageando a todos vocês, reconhecendo o trabalho de todos. A todos o meu carinho e o carinho de toda a nossa cidade”.

Ao final da cerimônia o conjunto de Câmara da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais ofertou um belo número musical a todos os presentes, que muito emocionou.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s