ESCOLA DO LEGISLATIVO CONCEIÇOENSE REALIZA PALESTRA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO

Em conscientização das lutas e conquistas da comunidade surda, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Conceição do Rio verde realizou na terça-feira, dia 26 de setembro, a palestra “Libras para Atendimento ao Público”, com a palestrante, professora Joicyeli Brandão de Oliveira Humberto, e a intérprete Thaylane Huber.

Joicy é graduanda em Letras Português/Inglês, pós-graduada em Educação Inclusiva, pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Ela é fluente em libras e espanhol.

A palestra é uma iniciativa do presidente, vereador Ricardo Alves Carneiro, do diretor/coordenador Cláudio Antônio de Souza e toda equipe da Escola do Legislativo Prof. Luiz Cláudio Ribeiro de Carvalho, em referência ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro.

Durante a palestra foi promovida atividade relacionada à Libras (Língua Brasileira de Sinais) e à comunidade surda, com cerca de 40 pessoas presentes, um breve histórico e debate sobre a realidade dos surdos no município. “Essa data marca a luta histórica das pessoas com surdez por melhores condições de exercer seus direitos e deveres como cidadãos”, enfatizou a professora.

O Dia do Surdo é comemorado nacionalmente no dia 26 de setembro, em alusão a fundação da primeira escola de surdos no Brasil, hoje Instituto Nacional de Educação dos surdos (INES), o marco da luta incessante dos surdos por uma inclusão social efetiva. É nesta data que todas as lideranças surdas e a comunidade surda brasileira não só militam por seus direitos, como também voltam os olhos ao passado para lembrar-se de todas as conquistas já alcançadas. Entre essas conquistas estão a Lei Federal que instituiu o Dia do Surdo e a Lei Federal que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua da comunidade surda brasileira.

Considerando a relevância da data, seu significado e a crescente inclusão das pessoas com surdez em nossa comunidade, bem como as famílias, amigos e profissionais da área, foi idealizada essa palestra de conscientização em busca de informar, esclarecer, debater, mostrar, defender, protestar e lutar por essa população silenciosa que emerge socialmente procurando estabelecer-se sem ter que abdicar do direito de ser surdo.

Agradecemos a presença de todos.

“Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz…. Apenas um ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

Fonte: ASSCOM Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s