CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DR. ÍTALO NICOLIELLO É REABERTO EM BAEPENDI

No dia 21 de setembro, a Prefeitura de Baependi reabriu oficialmente o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ítalo Nicoliello, no bairro Palmeiras. O CAPS é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo elaborado pela equipe.

Na solenidade oficial de reabertura estiveram presentes o prefeito Hilton Rollo, o vice-prefeito Evanildo Maciel, o secretário de Saúde Tomé Peixoto, o secretário Geral João Miguel Resc, o coordenador do CAPS e enfermeiro Claudinei Oscar Lemos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Eugênio Ribeiro, e os vereadores Adelina Amâncio, Fábio Maciel, Marcos Rocha Maciel e Raphael Serva, o representante do deputado federal Newton Cardoso Jr., Felipe Rezende, e a psiquiatra da unidade Dra. Alitta Guimarães.

O coordenador da unidade, Claudinei Lemos, falou sobre a importância do Centro para a sociedade. “Essa reabertura é fundamental. Nossa equipe tem se dedicado e temos a plena certeza de que junto ao secretário de Saúde e à prefeitura vamos conseguir essa acreditação do CAPS, para que possamos junto com a rede realizar um bom trabalho com esses usuários”, afirmou.

O secretário de Saúde, Tomé Peixoto, explicou o processo de reabertura. “O CAPS fechou ano passado por motivos que não conheço, e a primeira coisa que fizemos foi ir a Varginha saber o porquê de o CAPS não estar credenciado e qual seria a estrutura necessária para seu funcionamento. Fomos atrás dos funcionários e vimos que os cargos não estavam elencados na estrutura da prefeitura, necessitando a elaboração de um Projeto de Lei para criação dessas funções e suas especificações. O projeto foi enviado à Câmara e aprovado, e a partir de então começamos a fazer as adequações. A primeira visita técnica já foi feita, com parecer positivo para o credenciamento. Estamos trabalhando de forma séria e coesa, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde e do Governo Estadual”, concluiu.

O presidente da Câmara, vereador Francisco Eugênio Ribeiro, falou da felicidade de estar de volta ao CAPS. “Retorno a esta casa muito feliz, vendo o semblante de felicidade também em todos os usuários. Ver o clamor da sociedade na busca de uma casa para acolher nossos irmãos que precisam é muito importante. Talvez por problemas políticos, pela crise que enfrentamos, o CAPS precisou ser fechado, e isso parte nosso coração. É uma conquista ver essa casa funcionando, com os usuários tendo o apoio que precisam”, disse.

O prefeito Hilton Luiz também deixou suas palavras sobre o momento. “Minha preocupação, desde o início, é fazer o trabalho de forma legal, para que depois não termos dor de cabeça e perder todo o trabalho feito. Isso foi o que sempre pedi ao Tomé, além do empenho. Nos aliamos à Câmara também nesse processo, e o apoio dos vereadores também foi muito importante para nos ajudarmos”, revelou o prefeito.

No momento, foi apresentado aos presentes os trabalhos artesanais realizados pelos usuários. Após as palavras das autoridades, foi passado ao momento do descerramento da placa de abertura da unidade com o prefeito Hilton, o vice Evanildo, o secretário Tomé e o presidente da Câmara Francisco Eugênio. Após, foi servido um café da manhã aos presentes em comemoração à reabertura.

A equipe da unidade está completa e é formada pelo coordenador e enfermeiro Claudinei Oscar Lemos, pela psicóloga Mayara Maciel, pela assistente social Giselle Ferreira Peixoto, pela técnica educacional Raphaela Baracho, pela artesã Paloma Carvalho, pelo técnico em enfermagem Ademir Rodrigues, pela terapeuta ocupacional Nayara Cruz, pela auxiliar administrativa Renata Rezende, pela auxiliar de serviços gerais Valdirene Amaral e pela psiquiatra Alitta Guimarães.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s