Comemorações contaram com a presença de representante da Família Real Brasileira e grande desfile cívico
O dia 16 de setembro marca a emancipação político-administrativa de Caxambu, que em 2017 chegou a 116 anos. Histórica e cheia de atrativos, a cidade celebrou a data com programação extensa de eventos e surpresas à população.
As atividades começaram ainda na terça-feira, 12 de setembro. Atividades recreativas nas quadras dos bairros Santa Tereza, Vila Verde e Santa Rita animaram as crianças. Mas os adultos também puderam aproveitar os momentos com corte de cabelo e manicure e oficinas de plantio e distribuição de mudas. Apresentações de dança, aulas de zumba e aeróbica e apresentação do Coral Feliz Idade também fizeram parte da programação.
Na sexta-feira, 15, as atrações na Praça XVI de Setembro começaram a reunir grande número de caxambuenses e visitantes. A Banda do 20º Batalhão da PM de Pouso Alegre encantou os presentes com as melodias e o tradicional “Parabéns pra você”. Na mesma noite, shows com cantores da região no calçadão e o início do Food Truck Festival Bacon e Chocolate deram o pontapé no fim de semana de comemorações.
O sábado de aniversário começou ainda na madrugada, com uma bela alvorada anunciando a chegada do dia de comemorações. Mais tarde, aconteceu o momento cívico de hasteamento das bandeiras de Caxambu, de Minas Gerais e do Brasil, erguidas pelo tenente da Polícia Militar Leandro Moreira, pelo presidente da Câmara, vereador Mário Alves, e pelo prefeito Diogo Curi, respectivamente. O momento ainda foi acompanhado pelo vice-prefeito Luiz Henrique, por vereadores, pelo deputado estadual Dalmo Ribeiro, pelo representante da Família Real Brasileira S.A.R. Dom Antônio de Orleans e Bragança, e demais autoridades do município.
Seguindo com o dia de celebrações, foi a vez do tradicional e aguardado desfile cívico na Avenida Camilo Soares. A secretaria municipal de Educação, em parceria com as escolas municipais, estaduais, particulares e demais entidades, realizaram um lindo desfile retratando a história do município, a beleza de sua natureza e os benefícios de seu maior patrimônio, as águas minerais. Com o tema “Caxambu – Um resgate histórico”, os alunos voltaram ao passado e relembraram grandes passagens da história do município, como a ida da Princesa Isabel para a cura de uma anemia através das águas que brotam da terra caxambuense. Também foi feita uma homenagem ao ex-prefeito Isaac Rozental, fundador da Escola Municipal de Música de Caxambu, e uma surpresa com a Banda de Gaitas Brazilian Pipers, de São Gonçalo (RJ), que encantou a todos ao som da gaita de foles. O desfile foi acompanhado por secretários, vereadores, pelos deputados estadual Dalmo e federais Newton Cardoso Jr. e Rodrigo de Castro, por S.A.R. Dom Antônio de Orleans e Bragança, e pelos prefeitos de Baependi, Hilton Rollo, de Carvalhos, Antônio de Pádua, de Cruzília, Joaquim Paranaíba, de Soledade de Minas, Emerson Maciel, e de Seritinga, Marcos Antônio Mansur, acompanhado do vice-prefeito Amauri Rocha. As atividades também foram intensas no Parque das Águas durante todo o dia. No calçadão e na Praça XVI de Setembro a movimentação era intensa de moradores e visitantes. No CRAC, aconteceu ainda a final do Torneio de Futebol Municipal – Bairrão, consagrando a equipe Santa Helena A, do bairro Trançador, a grande campeã, enquanto no Ginásio Poliesportivo Jorge Curi foi realizado o 1º Brasil Open Martial Arts – Kobra Fights Championship.
O prefeito Diogo Curi falou aos caxambuenses e visitantes da alegria e orgulho de estar comemorando mais um aniversário da cidade. “A história de Caxambu é muito grande e magnífica e estamos de passagem por ela, e procuramos deixar o melhor legado possível de acordo com nosso sonho de uma cidade mais justa e ambientalmente sustentável. Que nossas águas possam se perpetuar por várias gerações. Cumprimento o meu amigo, o vice-prefeito Luiz Henrique, que tem trabalhado dia após dia para que a gente possa atingir nossos objetivos. Obrigado aos vereadores que têm se empenhado bastante nessa transformação de Caxambu. Agradeço a presença de todos, especialmente aos funcionários públicos, que têm sido guerreiros e incansáveis. Parabéns, Caxambu, cidade que eu amo, cidade pela qual quero lutar cada vez mais para que se torne novamente o paraíso que sempre foi”, discursou o prefeito na abertura do desfile.
No domingo, 17, S.A.R. Dom Antônio de Orleans e Bragança participou da inauguração de busto em homenagem à Princesa Isabel. A solenidade aconteceu na Igreja Santa Isabel da Hungria, erguida a pedido da princesa em agradecimento a uma cura pelas águas ferruginosas de Caxambu. De acordo com a história, com a cura da anemia, a princesa conseguiu engravidar. A fonte recebeu o nome de “Princesa Isabel e Conde D’Eu” e fica dentro do Parque das Águas. O representante da Família Real, que é bisneto da Princesa Isabel, esteve acompanhado do prefeito Diogo, do vice-prefeito Luiz Henrique, e do presidente da Câmara, Mário Luiz. A solenidade foi precedida da Santa Missa realizada na igreja e abrilhantada pela Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus. No mesmo dia, o calçadão foi tomado pelo ritmo envolvente da viola no Festival Regional da Viola e um jogo amistoso entre Seleção de Caxambu x A. A. Caldense levou os amantes do futebol ao CRAC.
Caxambu vive dias de transformação e toda essa mudança foi percebida nos dias de comemoração pelo seu aniversário. Os eventos culturais e gastronômicos acolheram a população e especialmente os visitantes, deixando a cidade colorida e cheia de vida como há muito não se via. Parabéns, Caxambu, por mais um ano de história!