CAXAMBU RESGATA HISTÓRIA EM SEU ANIVERSÁRIO DE 116 ANOS

Comemorações contaram com a presença de representante da Família Real Brasileira e grande desfile cívico

O dia 16 de setembro marca a emancipação político-administrativa de Caxambu, que em 2017 chegou a 116 anos. Histórica e cheia de atrativos, a cidade celebrou a data com programação extensa de eventos e surpresas à população.

As atividades começaram ainda na terça-feira, 12 de setembro. Atividades recreativas nas quadras dos bairros Santa Tereza, Vila Verde e Santa Rita animaram as crianças. Mas os adultos também puderam aproveitar os momentos com corte de cabelo e manicure e oficinas de plantio e distribuição de mudas. Apresentações de dança, aulas de zumba e aeróbica e apresentação do Coral Feliz Idade também fizeram parte da programação.

Na sexta-feira, 15, as atrações na Praça XVI de Setembro começaram a reunir grande número de caxambuenses e visitantes. A Banda do 20º Batalhão da PM de Pouso Alegre encantou os presentes com as melodias e o tradicional “Parabéns pra você”. Na mesma noite, shows com cantores da região no calçadão e o início do Food Truck Festival Bacon e Chocolate deram o pontapé no fim de semana de comemorações.

O sábado de aniversário começou ainda na madrugada, com uma bela alvorada anunciando a chegada do dia de comemorações. Mais tarde, aconteceu o momento cívico de hasteamento das bandeiras de Caxambu, de Minas Gerais e do Brasil, erguidas pelo tenente da Polícia Militar Leandro Moreira, pelo presidente da Câmara, vereador Mário Alves, e pelo prefeito Diogo Curi, respectivamente. O momento ainda foi acompanhado pelo vice-prefeito Luiz Henrique, por vereadores, pelo deputado estadual Dalmo Ribeiro, pelo representante da Família Real Brasileira S.A.R. Dom Antônio de Orleans e Bragança, e demais autoridades do município.

Seguindo com o dia de celebrações, foi a vez do tradicional e aguardado desfile cívico na Avenida Camilo Soares. A secretaria municipal de Educação, em parceria com as escolas municipais, estaduais, particulares e demais entidades, realizaram um lindo desfile retratando a história do município, a beleza de sua natureza e os benefícios de seu maior patrimônio, as águas minerais. Com o tema “Caxambu – Um resgate histórico”, os alunos voltaram ao passado e relembraram grandes passagens da história do município, como a ida da Princesa Isabel para a cura de uma anemia através das águas que brotam da terra caxambuense. Também foi feita uma homenagem ao ex-prefeito Isaac Rozental, fundador da Escola Municipal de Música de Caxambu, e uma surpresa com a Banda de Gaitas Brazilian Pipers, de São Gonçalo (RJ), que encantou a todos ao som da gaita de foles. O desfile foi acompanhado por secretários, vereadores, pelos deputados estadual Dalmo e federais Newton Cardoso Jr. e Rodrigo de Castro, por S.A.R. Dom Antônio de Orleans e Bragança, e pelos prefeitos de Baependi, Hilton Rollo, de Carvalhos, Antônio de Pádua, de Cruzília, Joaquim Paranaíba, de Soledade de Minas, Emerson Maciel, e de Seritinga, Marcos Antônio Mansur, acompanhado do vice-prefeito Amauri Rocha. As atividades também foram intensas no Parque das Águas durante todo o dia. No calçadão e na Praça XVI de Setembro a movimentação era intensa de moradores e visitantes. No CRAC, aconteceu ainda a final do Torneio de Futebol Municipal – Bairrão, consagrando a equipe Santa Helena A, do bairro Trançador, a grande campeã, enquanto no Ginásio Poliesportivo Jorge Curi foi realizado o 1º Brasil Open Martial Arts – Kobra Fights Championship.

O prefeito Diogo Curi falou aos caxambuenses e visitantes da alegria e orgulho de estar comemorando mais um aniversário da cidade. “A história de Caxambu é muito grande e magnífica e estamos de passagem por ela, e procuramos deixar o melhor legado possível de acordo com nosso sonho de uma cidade mais justa e ambientalmente sustentável. Que nossas águas possam se perpetuar por várias gerações. Cumprimento o meu amigo, o vice-prefeito Luiz Henrique, que tem trabalhado dia após dia para que a gente possa atingir nossos objetivos. Obrigado aos vereadores que têm se empenhado bastante nessa transformação de Caxambu. Agradeço a presença de todos, especialmente aos funcionários públicos, que têm sido guerreiros e incansáveis. Parabéns, Caxambu, cidade que eu amo, cidade pela qual quero lutar cada vez mais para que se torne novamente o paraíso que sempre foi”, discursou o prefeito na abertura do desfile.

No domingo, 17, S.A.R. Dom Antônio de Orleans e Bragança participou da inauguração de busto em homenagem à Princesa Isabel. A solenidade aconteceu na Igreja Santa Isabel da Hungria, erguida a pedido da princesa em agradecimento a uma cura pelas águas ferruginosas de Caxambu. De acordo com a história, com a cura da anemia, a princesa conseguiu engravidar. A fonte recebeu o nome de “Princesa Isabel e Conde D’Eu” e fica dentro do Parque das Águas. O representante da Família Real, que é bisneto da Princesa Isabel, esteve acompanhado do prefeito Diogo, do vice-prefeito Luiz Henrique, e do presidente da Câmara, Mário Luiz. A solenidade foi precedida da Santa Missa realizada na igreja e abrilhantada pela Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus. No mesmo dia, o calçadão foi tomado pelo ritmo envolvente da viola no Festival Regional da Viola e um jogo amistoso entre Seleção de Caxambu x A. A. Caldense levou os amantes do futebol ao CRAC.

Caxambu vive dias de transformação e toda essa mudança foi percebida nos dias de comemoração pelo seu aniversário. Os eventos culturais e gastronômicos acolheram a população e especialmente os visitantes, deixando a cidade colorida e cheia de vida como há muito não se via. Parabéns, Caxambu, por mais um ano de história!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s