O departamento municipal de Cultura de Paraisópolis através do Chefe do Setor do Patrimônio Cultural, Júlio Dias, e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, representado pelo seu presidente Adalberto Chiaradia, realizou um curso para os servidores da Prefeitura Municipal de Paraisópolis Minas Gerais diretamente envolvidos com os patrimônios do Município.
Estiveram presentes representantes dos setores de Administração, Engenharia, Controle Interno, Educação, Cultura, Limpeza Pública e Obras e Serviços Públicos. O curso teve como conteúdo o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), no item Patrimônio Cultural.
Foram apresentadas as formas de comprovação dos investimentos e conservação dos bens culturais, através dos quadros: Gestão: Política Municipal de Proteção ao Patrimônio e Investimentos e Despesas; Proteção: Inventário de Proteção ao Patrimônio Cultural, Processos de Tombamento de Bens Materiais Móveis e Imóveis e Processos de Registro de Bens Imateriais; Salvaguarda e Promoção: Laudos Técnicos do estado de conservação dos bens tombados, Relatórios de implementação das ações de execução do Plano de Salvaguarda de bens registrados, Programas de educação para o patrimônio e Difusão.
Além disso, foram discutidos os instrumentos de proteção, patrimônio cultural material e imaterial, bens móveis e imóveis, saberes e fazeres, celebrações e formas de expressão e espaços de memória.
A atividade é obrigatória e parte do Quadro III – Salvaguarda e Promoção, item C – Programas de Educação para o Patrimônio. A formação foi coordenada pelo responsável pelo Departamento de Cultura, Júlio César Dias.
Fonte: Prefeitura de Paraisópolis