Casos de queimadas têm aumento de 154% nos últimos três meses no Sul de MG

Dados do Corpo de Bombeiros mostram que ocorrências de incêndio aumentaram em relação ao início do ano.

O aumento de queimadas em terrenos e loteamentos na cidade e às margens das rodovias tem preocupado o Corpo de Bombeiros no Sul de Minas. Só nos últimos três meses de 2017, o número de ocorrências relacionadas ao fogo aumentou 154% na região.
Um levantamento feito pelo Jornal da EPTV com o Corpo de Bombeiros mostrou que, só em agosto, foram 110 chamados feitos por conta de queimadas. A previsão, segundo os bombeiros, é que o mês de setembro feche com ainda mais registros – os casos podem chegar a 170.

O tempo seco é um dos fatores que ajuda a espalhar o fogo rapidamente em áreas de mata ou pasto seco. O principal problema é o fogo provocado na limpeza de lotes.
“Donos de lotes vagos preferem atear fogo no lote para fazer a limpeza do que capinar. Infelizmente, isso é extremamente prejudicial, não só à vegetação e aos animais que habitam ali, mas também aos moradores da região que sofrem com a fumaça.”, explica a tenente do Corpo de Bombeiros Izabela Takeda Barbosa.

Outra preocupação é em relação à visibilidade nas estradas por conta da fumaça. “Nesta época, também é importante ficar atento na estrada. Quando identificar que há fumaça à frente, é importante fechar as janelas dos carros antes. É bom reduzir a velocidade, já que a visibilidade fica prejudicada”.

Últimos registros

Na tarde desta segunda-feira (11), um incêndio queimou uma grande área às margens da BR-491 em Varginha (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, foram gastos 2,5 mil litros de água para apagar as chamas, que levaram 1h30 para serem controladas.

O fogo não atingiu a rede elétrica, nem empresas que ficam próximas ao local.
Durante esta terça-feira (12), os bombeiros trabalham para controlar dois incêndios – um em Arceburgo, onde há fogo em uma mata, e outro em Guaxupé, às margens da MG 449. Ainda não há informações sobre o tamanho das áreas atingidas.

Fonte: G1 Sul de Minas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s