CÂMARA MUNICIPAL DE CRISTINA ENTREGA COMENDA DELFIM MOREIRA

Três cidadãos receberam a homenagem na sede do Poder Legislativo

Na noite do dia 1 de setembro, a Câmara Municipal de Cristina homenageou três ilustres cidadãos que se destacam por sua história de amor e trabalho à cidade com a Comenda Delfim Moreira, entregue anualmente pelo Legislativo. A honraria é em homenagem ao ilustre cristinense Delfim Moreira da Costa Ribeiro, que se dedicou à vida pública e ocupou diversos cargos na recém-formada república. Foi deputado estadual, secretário do interior, vice-presidente da República ao lado do presidente Rodrigues Alves, presidente da República entre 1918 e 1919 e vice-presidente durante o mandato de Epitácio Pessoa.

A solenidade contou com a presença do presidente da Casa, vereador Élcio Barbosa dos Santos, do vice-presidente da Mesa, vereador Ivan de Mira, do secretário, vereador José Jesus Flausino Neto, e demais vereadores Antônio Amilton de Morais, Antônio José Marinho, Carlos José da Silva, Edison Roque da Silva, Francisco Ribeiro Rocha e Job Dias Fernandes Filho. Também estiveram presentes o vice-prefeito Edson Valdemir Rosa, amigos e familiares dos homenageados Maria Natália Soares, Dr. Joacyr Ribeiro Pereira e João Batista de Oliveira.

Em abertura da sessão solene, o presidente da Câmara, vereador Élcio Barbosa dos Santos, falou sobre a importância da homenagem. “A Comenda Delfim Moreira busca reconhecer aqueles que de uma forma ou de outra contribuem para o desenvolvimento da cidade e da população. Esta noite, os vereadores têm a honra de agraciar três cidadãos que contribuíram e contribuem para melhorar nossa cidade; pessoas que constituíram famílias e seu trabalho, sem as quais nossa cidade não seria a mesma. Por isso digo que a felicidade de todos os vereadores é maior que a de nossa amiga Maria Natália Soares e de nossos amigos Dr. Joacyr Ribeiro Pereira e João Batista de Oliveira”, afirmou.

O vereador Carlos José da Silva foi o responsável por entregar a comenda à primeira homenageada, Maria Natália Soares, e falou um pouco sobre sua história de vida. De família humilde, desde menina Maria Natália já trabalhava na roça com os irmãos e o pai. Mudou-se para a cidade na adolescência, onde casou-se e trabalhou em muitos ofícios, como faxineira e lavadeira, e hoje tem seu próprio negócio: o restaurante Cantinho da Natália. “Agradeço a toda minha família, amigos e clientes. Essa homenagem é de todos vocês. Vou guardar para sempre dentro de meu coração cada olhar, sorriso e gesto de carinho presentes esta noite”, agradeceu, emocionada, a homenageada.

Já o presidente da Câmara, vereador Élcio Barbosa dos Santos, foi quem entregou a comenda ao Dr. Joacyr Ribeiro Pereira e contou um pouco de sua história. Dr. Joacyr é médico há muitos anos na cidade, sempre sendo presente e atencioso com seus pacientes. Em Cristina, fez sua carreira ao longo de mais de quatro décadas dedicando sua vida a atender os mais necessitados. “Hoje estou muito lisonjeado pela homenagem. Nesses 40 anos dedicados à medicina, tive momentos difíceis, problemas com pacientes, casos graves, mas cada vez que chegava em casa tinha o apoio da minha família. Havia dias que não conseguia dormir de preocupação, e a família sempre ao meu lado. Conto ainda com a equipe da Saúde, a quem agradeço também ao apoio. Pretendo continuar até quando Deus permitir. Vou guardar essa comenda com muito carinho”, disse o médico.

O vice-presidente, vereador Ivan de Mira, foi quem contou um pouco da vida do sr. João Batista de Oliveira e lhe entregou a Comenda Delfim Moreira. Um exemplo de cidadão e pessoa, o sr. João Batista é merecedor da homenagem por seu trabalho pela população cristinense e especialmente pelos moradores do bairro São José. “Agradeço a todos pela homenagem, principalmente a minha comunidade do bairro São José que estou aqui representando, minha família e amigos presentes. Graças a Deus estou aqui, com muita coragem e muita honra”, agradeceu.

O vice-prefeito Edson Valdemir Rosa, representando o prefeito, fez questão de enaltecer os feitos positivos dos homenageados, a fim de que se multipliquem. Ainda de acordo com ele, agraciar alguém com a comenda significa levar também a um plano de destaque homens e mulheres que se doam à comunidade onde vivem. O vice-prefeito também parabenizou os vereadores pelos homenageados escolhidos. Em palavra aberta, o vereador Edison Roque da Silva dedicou o espaço a falar dos homenageados e suas diferenças, de suas personalidades e de quanto cada um é importante para a comunidade cristinense. Ainda parabenizou os vereadores pelas escolhas acertadas para a entrega das homenagens.

Após a solenidade, foi servido um coquetel no Centro Cultural Vereadora Elsilene Souza Rodrigues e Mira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s