SOCIEDADE VICENCIANA SE REÚNE PARA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

            No propósito de definir metas e propósitos para o setor da Saúde de São Vicente de Minas, foram realizados no dia 28 de julho a X Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O encontro contou com autoridades do município, representantes do setor de Saúde e da comunidade vicenciana.

            O encontro ocorreu na sede da Câmara Municipal e foi realizado pela secretaria municipal de Saúde com o apoio do Conselho Municipal de Saúde. Após a abertura, foram realizadas leitura e aprovação do regulamento da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde.

            O coordenador da Vigilância em Saúde da Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei, Flávio Raimundo Soares abordou com os presentes sobre o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da saúde do povo brasileiro”. Diante o tema, Flávio Soares informou que a Vigilância em Saúde já estava prevista desde a constituição de 1988, e que por diversos fatores, ela não foi implementada. “Em 2012, no Estado de Minas Gerais, foi lançado, a princípio, o projeto de Vigilância em Saúde com a visão bem ampla, bem macro em Saúde; onde saúde não é simplesmente a ausência de doenças, é o bem-estar geral da comunidade”, informou o palestrante. Em sua fala concluiu que a partir desse momento iniciou o projeto, “no qual foi definido algumas ações que o município teve que, embora pela constituição já era para estar executando, o município assinou o termo de compromisso para passar a executar essas ações para ter um resultado mais satisfatório que impacta diretamente a comunidade”, observou.

Flávio Soares informou aos presentes que o atual governo, além de dar continuidade ao projeto, fez algumas alterações de acordo com a necessidade e transformou o projeto em programa de governo, se tornando algo definitivo.

“E é em cima disso que tem a visão de Vigilância em Saúde que é bem macro, nas áreas sanitárias, epidemiologia, ambiental, saúde do trabalhador, promoção, situação, e agora também com a atenção básica. Uma integração maior com os agentes de saúde, os agentes de endemias que tem que fazer um programa que seja mais próximo e teremos com isso um resultado mais satisfatório direto”, informou.

Na avaliação de Flávio Soares, “o maior investimento em saúde é na atenção básica, pois ela prevê, enxergando possíveis riscos. A atenção básica sendo feita com eficiência, com eficácia, você terá uma população bem mais saudável e evita um gasto maior na média e alta complexidade”, expressa.

            Ainda na programação da conferência ocorreu o grupo de trabalhos que observou quatro eixos: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS, Responsabilidades do Estado e dos Governos Com a Vigilância em Saúde, Saberes, Práticas, Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde e Vigilância em Saúde Participativa e Democrática Para o Enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde.

            Diante os eixos, os grupos definiram moções para serem enviadas ao encontro estadual. Também foram escolhidos quatro delegados, duas mulheres e dois homens, sendo um representante do Poder Público, um dos prestadores de serviços do SUS e dois usuários representantes da comunidade.

            A secretária municipal de Saúde, Lucyene Fajardo Maranha de Carvalho, informou a importância das conferências, revelando que “nelas são discutidas os problemas relacionados ao município”. Ainda segundo a secretária, através desse momento observam-se as prioridades na saúde, tendo em vista a comunidade e suas solicitações.

            As conferências tiveram seu objetivo concluído e possibilitaram que a comunidade vicenciana revelasse as ações e propostas a serem realizadas para a melhoria da Saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s