Olaria promove Conferências voltadas à Saúde

Encontro teve como tema central “Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde”.

A Prefeitura Municipal de Olaria, a secretaria e o Conselho Municipal de Saúde promoveram no dia 25 de julho a 1ª Conferência de Saúde da Mulher, a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde e a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

O anfiteatro da Escola Municipal Ataualpa Duque esteve repleto de representantes da comunidade olariense, vindos das localidades rural e urbana do município. Com o tema central “Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde”, o encontro foi de extrema importância para desenvolver as propostas que serão levadas as próximas conferências, a estadual e a nacional.

A conferência iniciou pela manhã onde ocorreu a abertura solene com a presença do prefeito Luiz Eneias de Oliveira, o Luizinho, o secretário de Saúde, Eugênio Pascoal de Paula, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edina Maria de Oliveira e dos vereadores, presidente Eduardo Rezende de Moura, secretário Waldiney dos Reis Ferreira e Rinaldo José de Paula. Após a abertura solene, o prefeito Luizinho falou da importância da realização da conferência.

O prefeito revelou sua preocupação com a saúde do município, e enfatizou que “a saúde de Olaria sempre honrou pela qualidade”. Indagou sobre o que poderiam fazer mais para melhorar a saúde de Olaria e expressou sua determinação quando assumiu a prefeitura de deixar o posto de Saúde aberto sábados, domingos e feriados. “Através do esforço de toda a nossa equipe nós conseguimos. Não abri mão em manter o convênio com a Santa Casa de Lima Duarte, que é um centro de referência em nossa região”, salientou o prefeito. Luizinho ainda informou sobre a escassez de recursos, onde tem viajado e se encontrado junto aos deputados e indo às secretarias a procura de recursos, “o que está difícil hoje no Brasil são recursos e investimentos”, apontou. Ao fim de sua mensagem desejou uma boa conferência a todos.

O trabalho efetuado com as pré-conferências foi frisado pelo mestre de cerimônia, o secretário de Educação, Ailton Resende de Paula, que abordou o que foi definido nesses encontros, ocorridos entre os dias 17 e 21 de junho. As comunidades Boa Vista, São João, Quintilianos, Grotinha, São Francisco, Vila Tomé, Pombal, Sumidouro, Vila Bento, Criciúmas e Voltas, e a zona urbana de Olaria deixaram relatados suas sugestões e avaliações aos membros da secretaria de Saúde; estes formalizaram os objetivos propostos e o secretário de Saúde, Eugênio, entregou ao prefeito o ofício 19/2017, que compõe as sugestões e propostas dos olarienses.

O secretário de Saúde, Eugênio Pascoal de Paula, iniciou sua mensagem abordando que a dificuldade financeira traz complicações aos municípios. Enfatizou a importância da participação de todos na conferência e seus resultados. Fez um breve relato sobre as ações da secretaria de Saúde e sobre o objetivo da Conferência de Saúde, que é ouvir a todos os usuários do SUS, que expressam sua opinião e sugestões para a melhoria do Sistema Único de Saúde. Sobre as ações da secretaria, o secretário municipal abordou sobre os agentes de saúde, a função do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), sobre os ajustes realizados no Centro de Fisioterapia, a aceleração no processo de marcação de consultas, sobre os gastos com saúde, enfim, a atual situação e os problemas que ocorrem no setor. Assim os presentes puderam obter um parâmetro dos acontecimentos já realizados no setor de saúde de Olaria nesses últimos meses.

Eugênio salientou a necessidade da participação dos usuários nos projetos, palestras e ações da Saúde. Ao fim, mencionou que “estamos aqui temporariamente, não estamos aqui para sempre, nisto temos que fazer o melhor que nós podemos. Nós temos a melhor equipe de saúde.”, concluiu.

O palestrante da conferência foi o psicanalista Dr. José Eduardo Amorim, que abordou com os presentes sobre o tema “Referências básicas para enfrentamento dos desafios da APS, do SUS”. Em esclarecedora palestra, o psicanalista abordou sobre as propostas dos olarienses, ressaltando a preocupação de todos com a saúde. Focou que saúde não é a ausência de doenças e concedeu uma explicação concisa sobre o tema. Para o doutor, “Olaria dá o primeiro passo relevante e o relacionamento das pessoas contribuiu para constituir esse laço”, observou. “Tenho certeza que a escolha pela vida, o amor, é muito mais correta. É disso que uma sociedade é constituída”, afirmou o palestrante, relacionando que não apenas a saúde, mas todas as políticas devem ser iniciadas dessa forma.

Dr. José Eduardo insistiu em observar que a conferência é a principal instituição da Saúde. Refletiu sobre o início da mudança na saúde pontuando a importância do investimento na atenção primária em Saúde. Informação sobre o Nasf e das Redes de Atenção à Saúde (RAS) também foram abordadas pelo palestrante.

Seguido a palestra foram indicadas as propostas para a discussão dos grupos. Foram seis temas: acesso de serviço de saúde com qualidade; redes prioritárias: Saúde Mental, Hipertensão, Diabéticos e Idosos; Saúde da Mulher e do Homem; Acolhimento; Política de Redução de Danos, e Educação em Saúde. Os seis grupos debateram uma série de questões e deixaram três propostas. O que foi proposto foi colocado em documento que representará o município, sendo expresso na plenária estadual. Também foram definidos os representantes de Olaria que irão para a Conferência Estadual de Saúde, sendo eleitos Gilberto e Tereza.

A conferência finalizou com um resultado positivo, revelando as propostas a serem incorporadas ao plano municipal de Saúde. O secretário de Saúde, Eugênio Pascoal, finalizou o encontro revelando a importância do planejamento de ações de saúde ao município, observando a importância de fazer sugestões para que tudo caminhe bem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s