Com apoio da Câmara Municipal de Dom Viçoso e da prefeitura, as secretarias e os conselhos de Assistência Social e de Saúde do município realizaram, no dia 28 de julho, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social e a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro Cívico Cultural e Recreativo Dr. Ivo de Lima.
Este ano, o tema da Conferência de Assistência Social foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e da Conferência de Saúde foi “Saúde Pública com Igualdade e Equidade. Direitos e Deveres do Cidadão”. As conferências são reconhecidas pelos seus respectivos conselhos como um momento único para o fortalecimento das Políticas Públicas de cada setor, além de permitirem um debate que assegura que o processo conferencial possa refletir a realidade, demandas e expectativas.
Fizeram parte da mesa de abertura do evento o vice-prefeito Paulo Henrique Correa, representando o prefeito Francisco Rosinei Pinto; o presidente da Câmara, vereador Othon José Mário dos Santos; o diretor municipal de Assistência Social, Rodrigo Ribeiro de Souza; o secretário municipal de Saúde, Jailson Oliveira Palma; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Magali Gomes; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Liliane de Moraes; a presidente da APAE, Benedita Aparecida de Souza; a secretária de Educação, Isabel de Moraes Martins; o diretor da E. E. Cônego José Divino, Francisco Altair Gomes; e o comandante geral da Polícia Militar de Dom Viçoso, Sargento Jales Ribeiro Silva. Na plateia, membros dos conselhos municipais de Saúde e Assistência Social, professores, profissionais da APAE, da Saúde e da Assistência Social, além da população que participou das pré-conferências realizadas nos bairros do município durante todo o mês de julho.
Um momento de cultura e arte foi apresentado aos presentes pelo ator Pedro Donizetti, de Passa Quatro, que representou “O último discurso”, de Charles Chaplin, do filme “O Grande Ditador”, de 1940. A atuação foi emocionante e arrancou aplausos do público.
Foi proporcionado aos participantes um ciclo de palestras com os profissionais Luciana Villela Junqueira, Francis Mari Rocha da Silva, Eduardo Gonçalves e Elaine Medeiros do Espírito Santo, que ajudaram o público a compreender melhor a importância da conferência como um momento onde a população pode e deve dar sugestões. O secretário de Saúde do município, Jailson, ainda apresentou os resultados das pré-conferências nos bairros.
Após, o público presente foi separado em quatro grupos, que discutiram e elaboraram propostas para os quatro eixos que norteiam as conferências, que foram apresentados ao público. Houve ainda a eleição dos delegados que representarão o município nas conferências regionais. Ao fim do encontro, foi servido um delicioso coffee break aos presentes.