Dom Viçoso realiza Conferências Municipais de Assistência Social e Saúde

Com apoio da Câmara Municipal de Dom Viçoso e da prefeitura, as secretarias e os conselhos de Assistência Social e de Saúde do município realizaram, no dia 28 de julho, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social e a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro Cívico Cultural e Recreativo Dr. Ivo de Lima.

Este ano, o tema da Conferência de Assistência Social foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e da Conferência de Saúde foi “Saúde Pública com Igualdade e Equidade. Direitos e Deveres do Cidadão”. As conferências são reconhecidas pelos seus respectivos conselhos como um momento único para o fortalecimento das Políticas Públicas de cada setor, além de permitirem um debate que assegura que o processo conferencial possa refletir a realidade, demandas e expectativas.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento o vice-prefeito Paulo Henrique Correa, representando o prefeito Francisco Rosinei Pinto; o presidente da Câmara, vereador Othon José Mário dos Santos; o diretor municipal de Assistência Social, Rodrigo Ribeiro de Souza; o secretário municipal de Saúde, Jailson Oliveira Palma; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Magali Gomes; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Liliane de Moraes; a presidente da APAE, Benedita Aparecida de Souza; a secretária de Educação, Isabel de Moraes Martins; o diretor da E. E. Cônego José Divino, Francisco Altair Gomes; e o comandante geral da Polícia Militar de Dom Viçoso, Sargento Jales Ribeiro Silva. Na plateia, membros dos conselhos municipais de Saúde e Assistência Social, professores, profissionais da APAE, da Saúde e da Assistência Social, além da população que participou das pré-conferências realizadas nos bairros do município durante todo o mês de julho.

Um momento de cultura e arte foi apresentado aos presentes pelo ator Pedro Donizetti, de Passa Quatro, que representou “O último discurso”, de Charles Chaplin, do filme “O Grande Ditador”, de 1940. A atuação foi emocionante e arrancou aplausos do público.
Foi proporcionado aos participantes um ciclo de palestras com os profissionais Luciana Villela Junqueira, Francis Mari Rocha da Silva, Eduardo Gonçalves e Elaine Medeiros do Espírito Santo, que ajudaram o público a compreender melhor a importância da conferência como um momento onde a população pode e deve dar sugestões. O secretário de Saúde do município, Jailson, ainda apresentou os resultados das pré-conferências nos bairros.

Após, o público presente foi separado em quatro grupos, que discutiram e elaboraram propostas para os quatro eixos que norteiam as conferências, que foram apresentados ao público. Houve ainda a eleição dos delegados que representarão o município nas conferências regionais. Ao fim do encontro, foi servido um delicioso coffee break aos presentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s