DEMONSTRAÇÃO DE FÉ E DEVOÇÃO NO REINADO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM IBITURUNA

Entre os dias 30 de junho e 02 de julho, a Comunidade de Ibituruna promoveu a festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. A festa, que acontece anualmente, é uma importante manifestação que mantém viva as tradições ancestrais da comunidade e a fé em Nossa Senhora do Rosário, um de seus mais importantes legados.

A festa teve início com o levantamento dos Mastros, na Igreja do Rosário, com a participação das guardas de Congo e Moçambique. No domingo, 2 de julho, aconteceu a festa principal, que recebeu mais de 25 guardas de Congo, Moçambique da Região. Neste dia, celebra-se a Missa Conga, procissão, cortejo e celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. O encerramento da Festa acontece com a concentração e cortejo das guardas de Congo e Moçambique da Comunidade e o descimento dos Mastros.

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário é uma das mais importantes para a vida da comunidade, representando o amor à Grande Mãe. O Reinado é formado pelas Guarda do Congo e a Guarda de Moçambique. Esta última se veste com as cores de Nossa Senhora (azul e branco) e os congos se vestem com roupas brancas e acessórios bem coloridos. O Moçambique anuncia a chegada dos filhos do Rosário com seus ritmos rápidos e movimentos ágeis, preparando a passagem para a Guarda de Moçambique conduzir os reis e as rainhas, representantes do Reinado Africano de Nossa Senhora do Rosário e demais santos de devoção (Santa Efigênia, São Geraldo e São Benedito).

Realização: Paróquia de São Gonçalo do Amarante

AFROIB – Associação Cultural Afro Brasileira de Ibituruna e Região

Apoio: Equipe Técnica do Setor de Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Ibituruna e Corporação Musical Santa Cecília

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Ibituruna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s