VI Conferência Municipal de Assistência Social formula diretrizes para Bocaina de Minas

Essas diretrizes serão levadas às plenárias estadual e nacionalEssas diretrizes serão levadas às plenárias estadual e nacional

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Bocaina de Minas realizou na tarde do dia 14 de julho a VI Conferência Municipal de Assistência Social que reuniu a comunidade bocainense. Com o tema central “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o encontro possibilitou que os congressistas pudessem avaliar a atual situação da Assistência Social do município, além de entenderem todo seu sistema. Após a abertura, os presentes puderam analisar e aprovar o regimento interno da conferência, que teve como objetivo propor diretrizes para a formulação da política municipal, estadual e nacional de Assistência Social.  Com a palestra “A importância do planejamento previdenciário e a saúde do trabalhador em tempos de reforma da previdência”, a palestrante convidada, Dra. Fernanda Carvalho Campos e Macedo, apresentou a todos um vasto conteúdo sobre o assunto explicando os pontos complexos sobre o tema.

O acesso a informação como ferramenta de inclusão social foi o molde para a palestrante desenvolver o conteúdo junto aos presentes. Durante o momento, Dra. Fernanda Macedo citou sobre as avaliações que o Governo Federal faz sobre o déficit previdenciário, onde alegou que não se avalia toda a receita da previdência.

“No texto da proposta não há estudo matemático, com projeções”, enfatizou a doutora. Diante a reforma da previdência, Dra. Fernanda expôs o reflexo que ela traz em setores como a Saúde e a Assistência Social e o regresso da população. Para a palestrante, o governo não incentiva a educação previdenciária. Pontos sobre a reforma trabalhista também foram abordados pela doutora, que frisou sobre a sanção assinada no dia 13 de julho pelo presidente Michel Temer. Os atos aprovados na reforma trabalhista começarão a valar a partir de novembro de 2017. Sobre a reforma da previdência, Dra. Fernanda Macedo abordou o texto substitutivo informando que não sabe o que irá prevalecer e se irá acontecer. Alertou que não há nenhum cálculo que apresente a necessidade de alterar o tempo de contribuição e a idade mínima para a aposentadoria. A palestra foi completa e auxiliou aos presentes a entenderem um pouco mais do que ocorre no sistema político do país e seu reflexo na assistência social.

A assistente social Maria Teresa expôs aos presentes sobre os eixos definidos na pré-conferência e as prioridades para o município, ao estado e ao país. Salientou que assegurar o direito de acesso aos benefícios eventuais através do financiamento das ações destinando recursos municipais para o pagamento mensal dos benefícios é algo complexo, uma vez que os recursos não são enviados mensalmente pelo Estado e União. Mesmo diante às dificuldades, Maria Teresa apresentou os projetos realizados pela Assistência Social de Bocaina de Minas, como o Dia Internacional da Mulher, Páscoa Feliz, Dia das Mães, Festival de Esporte e Cultura do Mirantão, Corrida de São Pedro e os perigos das redes sociais. A secretaria também pretende retomar as atividades com o Grupo da Terceira, e a parceria com a APAE com a Semana do Deficiente, Escolas de Famílias. Ao fim foi realizada a aprovação do relatório final da Conferência que foi composta pelas propostas aprovadas nas pré-conferências e as propostas e moções aprovadas na plenária final da etapa municipal, contendo as diretrizes nacionais para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Assistência Social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s