Pelotão da Polícia Militar de Cruzília tem novo comandante

O juiz-forano Adão Oliveira chegou há apenas um mês a cidade de Cruzília com uma importante missão em mãos: comandar o 3º Pelotão da Polícia Militar da cidade. O desafio é grande, mas a força de vontade do tenente é ainda maior.

Aos 33 anos, o Tenente Adão Oliveira é graduado em Direito e especializado em Gestão Operacional de Polícia Ostensiva. Ingressou no Centro de Formação de Oficiais de Belo Horizonte em 2 de fevereiro de 2015 e foi declarado aspirante a oficial em 25 de novembro de 2016. Como aspirantado, passou seis meses no 57º BPM de São Lourenço, e após esse período, foi promovido ao posto de 2º Tenente, em 19 de junho de 2017, quando assumiu o pelotão cruziliense. Essa caminhada era um sonho do militar. “Sempre tive o sonho de ser oficial da polícia. Amo o que faço e estou muito motivado em assumir esse novo desafio”, afirmou.

Nesse primeiro grande desafio da sua carreira na Polícia Militar de Minas Gerais, o Tenente comanda 19 policiais – 13 na base, em Cruzília, e seis no destacamento de Minduri, que é subordinado ao seu pelotão. Além desses policiais, o tenente tem a missão de cuidar de suas famílias. “Ao mesmo tempo que sou comandante, tenho que fiscalizar e controlar os trabalhos, também tenho que ter esse lado humano. Uma das medidas que tenho tomado é buscar que as clínicas de fisioterapia, dentistas, ginecologistas, entre outros, se credenciem no IPSM para que os familiares desses policiais também possam ser atendidos”, explicou. “O hospital aqui é muito bom, mas por exemplo, não temos serviço de fisioterapia especializado na polícia, e os mais próximos são em Baependi, Caxambu e São Lourenço”, continuou, completando que Cruzília é um polo, possui um pelotão e é importante uma rede de saúde para atender às famílias dos policiais.

Com relação aos problemas da região, o tenente afirma que o uso de drogas é o que demanda a maior atenção do pelotão. “A criminalidade está controlada. Desde que cheguei, temos feito muitas ações preventivas, criamos uma página no Facebook com o objetivo de interagir mesmo com a população e recebemos um feedback muito positivo dos nossos serviços, denúncias… Assim que cheguei, prendemos um traficante de Duque de Caxias (RJ), que chefiava uma boca de fumo e tinha histórico de homicídio. Há pouco tempo também apreendemos uma arma de fogo. Graças a Deus a criminalidade está controlada, mas temos sempre que ficar atentos”, assegura.

Nas ruas, as ações também não param. Entre as atividades feitas pelo pelotão, estão a Operação Inverno Quente e as blitzes para inibir irregularidades no trânsito, principalmente com os motociclistas. Há também o trabalho da moto-patrulha na área comercial do município, um serviço que vem dando certo. Um projeto implantado pelo Tenente que já vem dando frutos é a Patrulha Rural Setorizada, que consiste em dois policiais – um de Cruzília e outro do destacamento de Minduri – patrulhando a zona rural dos dois municípios para ações preventivas e levantamentos, ajudando a combater furtos mediante arrombamento que costumam acontecer nessas áreas. E os planos não param por aí. “Quero implantar futuramente uma Rede de Proteção Rural e Rede de Comércio Protegido, além de uma parceria com a rádio daqui com um projeto chamado Conexão Policial”, adiantou.

E a recepção da comunidade cruziliense não poderia ser melhor e a generosidade e carinho do povo fez toda a diferença. “Todos me receberam muito bem, especialmente as lideranças comunitárias; a prefeitura nos dá muito apoio, o prefeito confia muito no nosso trabalho. Na própria página do Facebook temos em torno de 2200 pessoas conectadas acompanhando o nosso trabalho. Pessoalmente também sentimos esse carinho da população. Essa interação nos dá um retorno muito positivo para nós continuarmos a demonstrar nossas ações e serviços”, disse.

Agora à frente do Pelotão, o Tenente tem muito trabalho a fazer e faz questão de se fazer presente na vida do cidadão cruziliense. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estar à frente de uma fração da Polícia Militar e afirmo que todos podem contar comigo, estou sempre à disposição. Estou muito feliz de estar aqui; Cruzília é uma cidade que nos oferece muitos recursos e tenho gostado muito. Queremos trazer para o nosso lado o cidadão de bem e precisamos estar unidos para um bom trabalho, já que a segurança pública é responsabilidade de todos”, enfatizou.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s