Festa das Congadas 2017 – Uma tradição que a cada ano se engrandece

A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro e é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Nasceu no Brasil com a vinda dos povos de origem banto, da região do Congo, mas sua base cultural foi trazida da África e aqui se misturou com os festejos da cultura indígena e branca.

A celebração incorporou santos católicos como uma forma de coexistir com a igreja na época em que o culto aos orixás eram proibidos para os escravos. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Assim, a Igreja, as autoridades e os senhores de engenho em geral aceitavam ou prestigiavam a solenidade.A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro e é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira.

Nasceu no Brasil com a vinda dos povos de origem banto, da região do Congo, mas sua base cultural foi trazida da África e aqui se misturou com os festejos da cultura indígena e branca. A celebração incorporou santos católicos como uma forma de coexistir com a igreja na época em que o culto aos orixás eram proibidos para os escravos.

Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Assim, a Igreja, as autoridades e os senhores de engenho em geral aceitavam ou prestigiavam a solenidade. No município de Jesuânia, a tradicional festa das Congadas de 2017 foi realizada entre os dias 28 de junho e 10 de julho com uma programação especial e repleta de atrações. Os tambores, apitos e chocalhos deram o ritmo dos passos e também dos cantos de devoção durante todos os dias de festa, que teve a presença de milhares de pessoas de várias cidades da região e de outros estados. As atrações Temperatura Máxima, BR Fênix, Felipe Diaz, Fabrício Ferrari, Dimas e Danilo (Boate Azul), Master Banda Show e Tião Ribeiro e João Fabiano animaram os dias de festa com variados hits musicais.

O dia mais aguardado da festa foi o domingo, 9 de julho, o ápice da festa, quando teve a tradicional alvorada com os Ternos de congadas visitantes e locais, que também se apresentaram em frente ao palco, introduzindo uma alegria e um ritmo contagiantes ao público presente. Nesse ano participaram da festa os ternos locais São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Moçambique Mirim; e os demais ternos Congada São Benedito, da cidade de Silvianópolis; Congada São Benedito – Sr. Vitor Marques, de Conceição do Rio Verde; Companhia Folclórica Moçambique Santo Antônio de Categero, da cidade de Lambari; Moçambique São Benedito, da cidade de Lorena (SP); Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Heliodora; Congada Irmandade São Benedito, de Conceição do Rio Verde; Congada Nossa Senhora do Rosário e Congada Nazaré, de Conceição do Rio Verde; Grupo Afro Black, da cidade de Pedralva, e Irmandade São Benedito de Conceição do Rio Verde.

O grandioso desfile com o Rei Gustavo Henrique Silva Maurício, Rainha Mirela Gabriela de Souza Mesquita, Príncipe João Pedro Ribeiro Santos e Princesa Nicole Rodrigues da Silva foi outro espetáculo, percorrendo as ruas da cidade e espalhando alegria e emoção. Entre as autoridades presentes, participaram do evento o deputado estadual Ulysses Gomes, o prefeito José Donizette Nogueira, o vice-prefeito José Laércio Brandão de Castro, vereadores Alessandro de Almeida, Juliano José Rodrigues, Janete de Oliveira Carlos e Maria Aparecida Reis Pereira Figueiredo, o prefeito interino de Conceição do Rio Verde, Pedro Paulo, e demais forças políticas da região.

Durante os pronunciamentos, as autoridades parabenizaram a organização da festa e demostraram sua satisfação e honra em participar de tão grandioso evento, que engrandece a cultura e espalha alegria e animação entre os presentes. Também tiveram belas palavras em homenagens prestadas aos que com muito amor trabalharam para que tudo ficasse perfeito.

O coordenador da igualdade social do Sul de Minas, Fábio Cruz, falou de sua alegria em participar desse importante e grandioso evento, saudando a todos os congadeiros e presentes, parabenizando-os pelo sucesso dessa festa que a cada ano cresce ainda mais.

A mãe da rainha Mirela Gabriela, Sra. Marilene, emocionada, fez seus agradecimentos falando das dificuldades passadas para chegar a esse momento, como quando chegou ao hospital e o médico disse que sua filha tinha apenas 5% de chance de sobreviver a uma doença grave, e hoje ver a cura através de sua fé, possibilitando a participação nesse evento que era um sonho de Mirela. A rainha Mirela Gabriela também emocionada falou das dificuldades que passou quando ficou onze meses em Belo Horizonte fazendo tratamento para estar com sua família e participar desse momento que pra ela sempre foi um sonho. Mirela ainda fez um agradecimento especial a Fernando e Karla por a pegarem em Belo Horizonte, possibilitando assim sua participação na festa.

O vereador Juliano falou do espírito da congada que está no coração de cada jesuanense, e falou do prazer de acompanhar a festa desde o início, sendo ela a maior manifestação cultural, folclórica e religiosa de Jesuânia.

O deputado estadual Ulysses Gomes fez seus cumprimentos e parabenizou toda a equipe envolvida pela organização e pelo empenho de todos que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso da festa. Ulysses também ressaltou a importância dessa cultura que enriquece a região, e que mesmo nas dificuldades houve incentivo aos ternos participantes.

O presidente da câmara, vereador Alessandro de Almeida, homenageou o congadeiro Jorge Rufino, que faleceu no dia da festa, com belas palavras. Alessandro enalteceu a alegria de Jorge ao participar da congada, e disse ter certeza que ele se foi feliz por estar fazendo o que mais gostava. Também falou dos envolvidos na festa que elevaram o nível desse importante evento cultural.Por sua vez, o prefeito José Donizette falou das superações e esforço, pois mesmo nas dificuldades financeiras, ofereceu à população jesuanense e visitantes uma festa em alto nível, com segurança e cheia de atrações, tudo isso feito com muito carinho por uma equipe empenhada em promover o bem estar dos presentes. O prefeito ainda mencionou que se esforçará para que nos próximos anos se empenhem para proporcionar uma festa ainda melhor e mais organizada, mantendo essa tradição que cresce a cada ano.

A cerimônia de transferência da coroa para o reinado de 2018 rendeu momentos de expectativa, apresentando a todos aqueles que irão “reinar” no próximo ano: Rei Kaique, Rainha Amanda, Príncipe Marcos Júnior e Princesa Iaclara.

Outro momento de muita expectativa foi a queima de fogos, para o qual os presentes fizeram a contagem regressiva e puderam assistir a um belo show pirotécnico, que iluminou o céu das cidades por diversos minutos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s