Terça-feira, 27 de junho Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado.

O dia seguinte à denúncia histórica de Janot. Pela 1ª vez, um presidente em exercício responde por corrupção e o país está novamente imerso na instabilidade política. Temer está na mira da Justiça pouco mais de um ano após chegar ao Palácio do Planalto, diante do impeachment de Dilma. E agora é ele quem depende da Câmara para manter seu mandato.

Os próximos passos

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, precisa acolher a denúncia e a Câmara precisa autorizar para só então o STF decidir se abre ou não o processo contra o presidente. Se a investigação for aberta, Temer é afastado automaticamente por 180 dias.

Janot recomendou a Fachin que seja aberto prazo para defesa prévia, o que não é o desejo dos aliados de Temer, já que o processo pode atrasar pelo menos mais duas semanas em um governo cada dia mais enfraquecido, analisa Cristiana Lôbo;
A denúncia contra Temer deve dominar as discussões na sessão de hoje da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara;

O STF deve expedir a notificação ao presidente Michel Temer sobre a denúncia

Reações
Após a acusação chegar ao STF, o presidente recebeu ao menos 5 ministros e parlamentares da base aliada e deixou o Planalto depois das 23h;
Base fala em oportunidade para defesa e oposição vê ‘crime grave’; veja a repercussão política

A denúncia de Janot sobre Temer saiu após o fechamento dos mercados e os efeitos podem ser sentidos hoje, embora os economistas acreditem que a acusação contra o presidente já ‘estava no preço’, analisa Thais Herédia;
WSJ: denúncia marca nova fase da repressão da corrupção no Brasil; veja a repercussão internacional

Na mira da Justiça

Da delação da JBS à denúncia de Janot, entenda o que levou Temer a ser o 1º presidente investigado por corrupção durante o mandato.
Perícia recupera trechos do áudio entre Temer o dono da JBS e PF vê novo indício de que presidente deu aval à compra de silêncio de Cunha;
Mais denúncias

O governo se prepara para outra denúncia: a de que Temer também teria tentado obstruir a Justiça.

Janot pede abertura de nova investigação de Temer e ex-assessor sobre corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Novo Janot

Cerca de 1,2 mil procuradores do MPF escolhem hoje os nomes que farão parte da lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República. O mandato de Rodrigo Janot termina em setembro. A lista será enviada ao presidente Michel Temer, que não é obrigado a indicar os nomes votados.

Reforma política

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, recebe hoje presidentes de partidos políticos para discutir a reforma política e eleitoral.
Multa recorde

A União Europeia aplicou uma multa recorde de € 2,4 bilhões ao Google por abuso de poder econômico. A empresa é acusada de favorecer seu comparador de preços, o Google Shopping, dentro do serviço do próprio buscador, o que é classificado como abuso de poder econômico. Em nota, a empresa afirmou que estuda recorrer da multa.

Preço do aluguel

Os preços de novos contratos de aluguel de imóveis comerciais caíram 9% em maio, segundo o índice FipeZap. Os valores anunciados para venda tiveram queda de 7,5% considerando a inflação

Skatistas atropelados

Empresas que organizaram evento para skatistas na Rua Augusta, em São Paulo serão multadas pela Prefeitura. De acordo com a administração municipal, skatistas saíram antes do previsto e andaram na via quando ainda estava liberada para veículos. O motorista se apresentou à polícia.
Imagine Dragons junta rock para estádios e pop do produtor de Wanessa; G1 ouviu
Primeiras impressões: Peugeot 3008 vira SUV, mas agrada pela dirigibilidade de hatch
TJ do Rio decide se mantém torcida mista nos jogos dos cariocas

Previsão do tempo

Tempo aberto, com sol, na maior parte do país. Chove apenas nos litorais nordestino, do RJ e do ES. Veja as temperaturas nas capitais.

Hoje é dia de…
Dia Nacional do Quadrilheiro Junino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s