Lavras realiza Encontro Regional do Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’Água

No dia 19 de junho, o salão de convenções da Universidade Federal de Lavras recebeu o encontro regional do Circuito Turístico Vale Verde e Quedas d’Água. Em pauta, a política de regionalização do Turismo de Minas Gerais dentro do Programa Nacional de Regionalização.

O encontro contou com a presença do secretário adjunto estadual de Turismo, Gustavo Arrais, e do deputado estadual Fábio Cherém. Junto deles, os prefeitos das cidades associadas: de Carmo da Cachoeira, Godofredo José Caldeira Reis; de Coqueiral, Rossano de Oliveira; de Ijaci, Fabiano da Silva Moreti; de Ingaí, João Paulo Leite; de Itumirim, Geraldo Magno de Resende; de Lavras, José Cherém; de Luminárias, Hudson Salvador Vilela; de Nepomuceno, Luiza Maria Lima Menezes; de Perdões, Hamilton Resende Filho; de São Bento Abade; Jane Rezende e de São Thomé das Letras, Marisa Maciel. Ainda participaram representantes das cidades de Três Pontas e Varginha, além da prefeita de Ribeirão Vermelho, Ana Rosa Mendonça Lasmar.

Em um bate-papo descontraído com os presentes, o secretário adjunto estadual de Turismo, Gustavo Arrais, explicou a importância do porquê da existência de uma secretaria específica para o setor. “Hoje, o mal da humanidade é o desemprego, não que no Brasil seja pontual; a secretaria de Turismo existe porque de em onze empregos no mundo, um está no turismo”, afirmou, completando que no setor todos têm oportunidade de emprego: “Entender que do analfabeto que carrega uma mala ao jardineiro que cuida do jardim, de um analfabeto a um pós-graduado, encontram emprego no turismo”, conta. Arrais explicou ainda que o setor é o único onde não foi possível substituir a força humana. “Hoje existe uma força mundial para eliminar o ser humano da força de produção. São computadores, máquinas, robôs, tudo para que o ser humano não trabalhe, não seja força produtiva. E o turismo não. Hoje o turismo dá emprego para a camareira, para o recepcionista, para o barman, o gerente, para o agente de viagem… Não foi possível ainda substituir o ser humano no turismo”, exemplificou.
Arrais ainda falou de como o turismo pode ser a solução para o desemprego no mundo. “No Brasil, temos 2700 destinos turísticos e incontáveis no mundo inteiro. Porque todo o mundo entendeu que acreditando e trabalhando no turismo se preserva a natureza; o turismo não polui, preserva arquitetura, preserva o folclore. O turismo é a solução para o desemprego que assola o mundo inteiro”, contou. Sobre a região, falou que é necessário um plano de diretrizes para o turismo e que é preciso que a cidade seja vista como produto. “Tendo um plano, se sabe o que atingir. Posicionamento de marca, de produto e entender que a cidade é um produto turístico a ser vendido. E estamos falando de regionalização. Eleger um ponto de transbordamento para outras cidades é fundamental, e de lá transbordar para outras cidades como produto”, explicou.

O secretário adjunto ainda passou aos gestores informações sobre os dois editais abertos pela secretaria estadual de Turismo: o primeiro, de sinalização, pórtico de entrada, sinalização vertical para cidades e horizontal para trilhas ecológicas e religiosas, e o segundo para palco, som, luz, tendas e banheiros químicos para eventos geradores de fluxo turístico. Segundo ele, as informações do secretário estadual de Turismo, Ricardo Rocha Faria, dão conta de que estão disponíveis R$ 15 milhões para cada edital.
O deputado estadual Fábio Cherém falou também da importância do fomento do turismo na região. “Em setembro, a Comissão de Obras Públicas, Comunicação e Transporte da Câmara dos Deputados fará uma audiência pública em Lavras já cum um projeto para que possamos formatar e buscar apoio da secretaria de Estado de Turismo lá em Belo Horizonte”, anunciou.

Ao fim do encontro, foram entregues aos representantes dos municípios os certificados da Oficina de Regionalização e oferecido um café aos presentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s