Encontro de famílias rurais leva conhecimento e educação para produtores rurais de Ibituruna

Foi realizado na cidade de Ibituruna, região do Sul de Minas, o Encontro de Famílias Rurais do Senar Minas. O evento foi organizado pela Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Nazareno em parceria com a Emater e a Prefeitura de Ibituruna. O objetivo foi levar para os participantes informações relevantes e que possam ajudá-los no dia a dia de trabalho no campo.

O encontro envolveu cerca de 200 pessoas. As atividades ocorreram no Clube da Serra, que fica no centro do município. As palestras debateram sobre agrotóxicos, classificação e degustação de café e qualidade do leite. “O forte do município é café e leite, então pensamos em trazer algo que atendesse e agregasse conhecimento para os participantes”, diz a mobilizadora Caroline Aparecida de Lima. Para Reynaldo Rocha Beltran, extensionista da Emater, esse tipo de evento é fundamental para o produtor, por isso a importância de apoiar a iniciativa.

Além de palestras, a programação contou com recreação para as crianças, lanche e almoço. Foi um dia inteiro de atividades. No salão do clube foi realizada uma pequena feira onde ex-alunos do Senar Minas fizeram a exposição de seus produtos. As integrantes da Associação de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Ibituruna (ADECUTI) levaram doces cristalizados e pães variados. O grupo tem 14 mulheres e foi criado após um curso da entidade. “Foi no treinamento que aprendemos a fazer tudo. Já temos clientes em Bom Sucesso e Lavras. E participar do encontro é maravilhoso. É um meio de mostrar que dá resultado”, conta a coordenadora Doralice Pereira Santos.
Cirlene é produtora rural e fabrica pães e bolachas. Ela diz que acorda todos os dias às 4h da manhã para iniciar a produção. A matéria prima vem do campo e as quitandas são feitas artesanalmente. Ela tem a ajuda da mãe Maria Helena da Silva Guimarães. Já o casal João Evangelista Carvalho e Izabel Cristiano Andrade Carvalho apresentou os pães integrais. Os produtos são resultado de mais um treinamento oferecido pelo Senar.

E teve até lançamento no encontro. A cafeicultura Taciana Resende Almeida aproveitou o momento para apresentar seu novo produto, o café “Fazenda da Serra”. A propriedade fica em Ibituruna, onde ocorre toda a produção, mas a industrialização é feita em Campinas. O grão, 100% arábica, será comercializado em toda Minas Gerais. “Ano passado ficamos em segundo lugar no concurso da Cooperbom de qualidade de cafés. E ficamos felizes em poder fazer o lançamento aqui no encontro. O Senar Minas é um grande parceiro”.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto Plantando Saúde, promoveu no encontro orientações sobre doenças do campo, aferiu a pressão arterial dos participantes e ainda fez a coleta de sangue para realização do exame de transaminase plasmática, que mede o nível de agrotóxico no sangue. O produtor rural José Ronaldo dos Reis aprovou a iniciativa. “Já fiz cerca de treze cursos do Senar, principalmente os de agrotóxicos. Agora trabalho com mais consciência, seguro e utilizo as técnicas corretas. Achei muito importante e interessante a iniciativa da entidade em trazer esse tipo de exame. Vale a dica para os outros encontros”, ressalta.
Fonte e fotos: Sistema Faemg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s