Comenda Ambiental de São Lourenço chega a sua sétima edição

Este ano, evento foi celebrado em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A mudança de data não deixou menos especial a entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Tradicionalmente realizada em homenagem ao Dia da Água, em 22 de março, em 2017 a entrega da honraria aconteceu no dia 4 de junho fazendo parte também das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5.

Em quatro dias de eventos, foram diversas atividades socioeducativas na Praça Brasil realizadas pela Polícia Militar, secretaria de Turismo, Tiro de Guerra/Exército Brasileiro, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, SLTrans, e pelo Grupo Escoteiro São Francisco de Assis, sempre visando o aspecto ambiental que norteia a Comenda. Marcaram também a programação as oficinas de reciclagem, um passeio no Trem das Águas para os agraciados e a realização da segunda edição do Encontro de Mídias.

Na cerimônia de entrega, importantes nomes da sociedade são-lourenciana, regional, mineira e nacional foram agraciados com a comenda por seus relevantes trabalhos em prol da preservação do meio ambiente, da cultura e do turismo. Entre eles, o secretário de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira, representando o governador Fernando Pimentel; o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Rocha de Faria; a deputada federal Luzia Ferreira, o ex-prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Márcio Lacerda, o chefe de gabinete da secretaria de Estado de Governo, Edson Moura, o juiz de direito e orador oficial do evento, Bruno Terra Dias, os prefeitos de Pouso Alto, Juliano Cláudio da Silva; de São Sebastião do Rio Verde, Sandro Lisboa Martins; de Dom Viçoso, Francisco Rosinei Pinto, e de Lambari, Sérgio Teixeira.

Um dos momentos de maior emoção na solenidade foi a entrada da chama da liberdade, acompanhada pelo Hino do Herói, cantado pelo Coral Vozes da Cela. A chama seguirá em cavalgada passando por várias cidades da Estrada Real até a Fazenda do Pombal, localizada em Ritápolis junto a Tiradentes e São João del Rei, para a cerimônia que homenageia o nascimento do maior herói nacional, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em novembro. Por meio da Comenda da Liberdade e da Cidadania, levando assim a simbologia do meio ambiente às raízes da nossa nacionalidade.

Também marcou o evento a entrega dos diplomas do concurso de redação promovido pelo Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar (PROGEA), que objetiva estimular os alunos do 4º anos das escolas municipais a serem competentes na busca pela preservação do meio ambiente.

Em seu discurso de abertura da solenidade, a prefeita Célia Cavalcanti falou da importância da Comenda Ambiental, que resgata valores educacionais e culturais, e da força da mãe natureza, sempre implacável. “Idealizada por uma mulher, a Comenda nos remete a energia feminina, energia esta que ressalta uma força exclusiva de nós mulheres, o poder de gerar vidas. A mãe natureza que é guerreira, (…) parece frágil, doce, indefesa. Mas todos nós sabemos da tamanha força que possui, e que pode se tornar ainda mais forte quando não é respeitada”, disse. Ela ainda lembrou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris. “Os Estados Unidos é o segundo maior produtor mundial de gás de efeito estufa, e isso pode acabar totalmente com o acordo internacional. E agora? Como ficaremos?”, questionou a Chefe do Executivo.

O chanceler da Comenda Ambiental, Eugênio Ferraz, lembrou da importância de tantas autoridades estarem presentes na cerimônia. “Um dos sentidos dessa Comenda é trazer autoridades à cidade para que viabilizem pleitos para o município”, afirmou. E completou, falando dos sonhos da idealizadora e sua esposa, Ivanise Junqueira Ferraz. “Ao imaginar e idealizar essa Comenda Ambiental Estância Hidromineral, Ivanise sonhou em propiciar para esta terra olhares e ações que permitam a São Lourenço ser futuramente distinguida como a única das únicas. Ela torce, desde sempre, pela ética e elevados objetivos desse evento que há sete anos conduzo como chanceler”, disse.

Quem também falou aos presentes foi o secretário de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira, que falou sobre o privilégio do país nas questões ambientais. “Somos um país privilegiado, somos donos da maior floresta tropical, da maior reserva de água doce e da maior diversidade biológica do planeta. Nossa matriz energética é limpa e renovável. O Brasil deve desempenhar papel de protagonista em qualquer negociação sobre desenvolvimento sustentável, e a gente sabe o peso e a importância de Minas Gerais nesse processo”, acrescentou.

Criada pela lei municipal 2967 de 9 de julho de 2010, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço é destinada a cidadãos que se destacaram em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades ligadas ao turismo, à preservação ecológica e ambiental, além do desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade, do Estado e do país. A Comenda também tem divulgado o município, contribuindo socialmente com a estância, e aumentando, significativa e comprovadamente, o número de turistas na região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s