Pé de moleque gigante de Piranguinho chega a 22 metros em noite de festa

Cidade é considerada capital do doce à base de amendoim e bateu novo recorde neste sábado (10).

O desafio foi lançado e a missão cumprida. Na noite deste sábado (10), moradores de Piranguinho (MG) viram surgir um novo recorde: o “maior pé de moleque do mundo”, como diz o nome da festa organizada na cidade há 12 anos, agora tem 22 metros e 22 centímetros de comprimento. Em 2016, o doce à base de amendoim e rapadura alcançou 1 metro a menos.
Piranguinho tem cerca de 8 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é famosa no país pelas barracas coloridas que margeiam a BR-459. Cada barraca representa cada família com sua receita particular de pé de moleque. Essa particularidade fez que com a cidade ficasse conhecida como a capital do doce considerado patrimônio imaterial da cultura mineira.

De acordo com os organizadores da festa do “maior pé de moleque do mundo”, 20 produtores participaram da preparação do doce. Após a medição e constatação do novo recorde, o gigante de amendoim foi cortado e distribuído entre o público, estimado em 10 mil pessoas apenas neste sábado.
A festa em Piranguinho segue neste domingo (11) com shows e apresentações culturais, como a Orquestra Mineira Extremamente Caipira e o músico Fredson Augusto.

Mas como é feito o famoso doce?

Na terra do pé de moleque, quem tem um bom segredo é rei. O velho conselho das avós é seguido à risca. Cada família tem a sua receita. Mas sempre existem aqueles passos básicos que ninguém se incomoda em ensinar. A receita a seguir é a referência do doce feito pela família de Sônia Torino.
Confira também: Pé de moleque dá fama e alavanca desenvolvimento no Sul de Minas
Torre 1,5 kg de amendoim em uma forma, espere esfriar e retire toda a casca. Derreta 4 kg de rapadura em uma xícara e meia de água.Deixe o melado ferver um pouco, desligue o fogo e misture o amendoim. Mexa bem até dar consistência e o doce ficar com uma textura homogênea. Coloque em uma assadeira e aguarde alguns minutos para cortar.

A seguir, veja mais imagens registradas neste sábado durante a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo”:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s