Governo autoriza construção de ponte sobre o Rio do Peixe, que liga Três Corações a São Bento Abade e São Tomé das Letras

Obra é uma reivindicação antiga da população. Também foram entregues ambulâncias para a região e feita homenagem aos 75 anos da Casa de Saúde Santa Fé

Na sexta-feira, 19 de maio, os moradores das cidades de Três Corações, São Bento Abade e São Tomé das Letras receberam um presente do Governo do Estado de Minas Gerais. Em solenidade realizada na Comunidade Santa Fé, foi autorizado o início da construção de uma ponte sobre o rio do Peixe, antiga reivindicação dos moradores da região. A obra ligará as cidades de Três Corações a São Bento Abade, melhorando o acesso também a São Tomé das Letras.

Estiveram presentes na solenidade o diretor-geral do DEER (Departamento de Edificações, Estradas e Rodagem) Djaniro Silva, que representou o governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, o chefe de gabinete da secretaria d

 

e Estado de Governo, Edinho Moura, o secretário executivo do CISSUL/SAMU, Jovane Ernesto Constantini, o presidente do Cissul e prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, os prefeitos de Três Corações, Cláudio Pereira; de São Tomé das Letras, Marisa Maciel; de São Bento Abade, Jane Resende; de São Sebastião do Rio Verde, Sandro Lisboa; de Conceição do Rio Verde, Pedro Paulo; de Cruzília, Joaquim Paranaíba; de Ingaí, João Paulo Leite; de Luminárias, Hudson Salvador Vilela; de Jesuânia, José Donizette Nogueira; de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, e de Carmo da Cachoeira, Godofredo José Caldeira Reis, o vice-prefeito de Poços de Caldas, Flávio Faria, além dos deputados estaduais Duarte Bechir e Geisa Teixeira, lideranças da área da saúde, representantes da população civil e servidores do DEER e da secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

A obra conta com investimento de R$ 5,2 milhões e tem a supervisão da Setop e do DEER-MG. Em um primeiro momento, foi assinada a ordem de serviço para início da obra pelo diretor do DEER, Djaniro Silva, com a presença dos prefeitos de Três Corações, São Bento Abade e São Tomé das Letras e dos deputados estaduais Geisa Teixeira e Duarte Bechir. Djaniro Silva destacou a importância da obra. Foram entregues também, por meio da secretaria de Estado de Saúde, três ambulâncias para o município de Poços de Caldas e duas para o consórcio CISSUL, contemplando 152 municípios.
 “A gente não consegue medir o anseio dessa população por uma ponte tão expressiva. Uma ponte que não só liga, mas faz muito mais do que isso: traz a segurança que essa população merece. Fico feliz em representar o governador, pois esse é um governo que ouve, interpreta e executa”, destacou o diretor-geral do DEER-MG, Djaniro Silva.
Os prefeitos das cidades beneficiadas pelo projeto também comemoraram o início das obras. O prefeito de Três Corações, Cláudio Pereira, falou da vitória para região. “Depois de 65 anos de demanda, estamos aqui, nesta solenidade, para anunciar a ordem de serviço da ponte. Fernando Pimentel foi o único governador que ouviu e atendeu essa demanda, que vai promover o nosso desenvolvimento”, pontuou. A prefeita de São Bento Abade também agradeceu. “Hoje é um dia muito feliz para nós, porque um pedido nosso está sendo atendido. Sei que muitos pedidos foram feitos e não foram atendidos, mas acredito que nesse governo sério e transparente esse pedido veio a se realizar. Estamos muito felizes por isso”, destacou Jane Rezende. Marisa Maciel, prefeita de São Tomé das Letras, também falou da realização deste sonho para a região. “É uma alegria muito grande estar participando deste momento único. Um sonho de toda população de São Tomé das Letras e região, um sonho antigo e que somente nesse governo houve sensibilização. Um sonho que se tornará realidade. Quantos governos passaram e somente promessas vazias. Muito obrigada, Fernando Pimentel”, disse.
Os deputados estaduais Duarte Bechir e Geisa Teixeira também ressaltaram os esforços para a realização de obras, independente da crise nacional. “O empreendimento vai trazer, além de conforto e de segurança, a união das cidades da região. Isso mostra que, em Minas Gerais, mesmo com problemas, o Estado continua caminhando e as obras estão sendo feitas”, destacou Duarte Bechir. “Sabemos o que significa para o Cissul a entrega dos carros. E a construção da ponte sobre o rio do Peixe, que se inicia nesta semana, é uma antiga reivindicação da população”, disse a deputada Geisa Teixeira.
Também durante a solenidade, foi feita uma homenagem aos moradores da Comunidade Casa de Saúde Santa Fé, que em breve se tornará oficialmente um bairro de Três Corações. A moradora Mariana de Souza Pinto foi homenageada em nome de todos os moradores pelo prefeito de Três Corações e pelo diretor da instituição, Roberto Correa, com uma placa de agradecimento. Mariana é moradora do local há 62 anos e professora do orfanato por 17 anos.
Com 48 metros de comprimento, a ponte sobre o rio do Peixe foi projetada com duas pistas e passagem para pedestres, de forma a oferecer mais segurança. O empreendimento vai melhorar o escoamento para a produção de café, milho e do transporte de pedras ornamentais.
O prazo para a execução da obra, sob a supervisão do DEER-MG, é de 360 dias, a partir da ordem de início. Durante os trabalhos, a travessia sobre o rio do Peixe continuará sendo feita pela ponte de uma pista de rolamento existente e com o auxílio de uma variante.

Fonte: Com informações do Governo do Estado de Minas Gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s